Invest

Nova bolsa nos EUA: Trump Media será a primeira empresa listada em novata do Texas; entenda

Plano para lançar a NYSE Texas – uma bolsa totalmente eletrônica – foi anunciado em fevereiro; Nasdaq e outras empresas também querem atuar no Estado

Operadora da Truth Social e de propriedade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Trump Media & Technology Group afirmou que se tornou a primeira empresa a ser listada na NYSE Texas. (Andrew Harnik/AFP)

Operadora da Truth Social e de propriedade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Trump Media & Technology Group afirmou que se tornou a primeira empresa a ser listada na NYSE Texas. (Andrew Harnik/AFP)

Letícia Furlan
Letícia Furlan

Repórter de Mercado Imobiliário

Publicado em 31 de março de 2025 às 15h02.

Última atualização em 31 de março de 2025 às 15h04.

Operadora da Truth Social e de propriedade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Trump Media & Technology Group se tornou a primeira empresa a ser listada na Nyse Texas, uma nova unidade da bolsa no estado americano. 

Por ora, o movimento tem um peso mais simbólico do que prático. A Trump Media vai seguir tendo sua listagem principal na Nasdaq.

Tudo isso faz parte, mais do que tudo, dos esforços para alinhar a empresa de Trump com estados amigáveis aos valores conservadores. A empresa também pretende mudar sua sede para a Flórida. "Esta listagem, juntamente com nossos planos de reincorporação na Flórida, mostra que fazemos parte de um movimento crescente para levar nossos negócios a estados que valorizam a livre iniciativa e a liberdade pessoal", disse o CEO da Trump Media, Devin Nunes, em comunicado

O CEO da Intercontinental Exchange (ICE), empresa controladora da NYSE, é Jeff Sprecher, um grande doador republicano. Ele é casado com Kelly Loeffler, ex-senadora republicana da Geórgia escolhida por Trump para liderar a secretaria federal ligada a gestão de pequenos negócios..

Uma nova bolsa nos Estados Unidos?

Uma listagem dupla como a feita pela Trump Media permite que uma empresa esteja acessível a investidores em dois mercados de ações. Empresas sediadas fora dos Estados Unidos estão entre as usuárias mais comuns dessa tática, que pode ampliar sua base de investidores.

O plano para lançar a Nyse Texas foi anunciado em fevereiro. Será uma bolsa totalmente eletrônica. Ao contrário da Bolsa de Valores de Nova York, não haverá um pregão físico no Texas, pois os sistemas e o centro de dados estão localizados fora do estado.

O Texas abriga o maior número de empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York, com um valor de mercado combinado de mais de US$ 3,7 trilhões, segundo informações da Reuters. 
Mas a NYSE não é a única bolsa que busca novas listagens no estado. Ela terá que competir com a Nasdaq, que prometeu abrir uma sede regional no estado no início deste mês.
Já a Bolsa de Valores do Texas, resultado da união entre BlackRock e Citadel para a criação de uma nova bolsa nos Estados Unidos, enviou a documentação em janeiro para operar como uma bolsa de valores nacional, planejando um lançamento em 2026.
Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpTexasbolsas-de-valoresNasdaq

Mais de Invest

Como as taxas de juros afetam o seu poder de compra e seus investimentos?

Gol e Azul terão que notificar Cade por acordo de compartilhamento de rotas

Site e aplicativo da Receita Federal tem instabilidade nesta terça-feira, 1

Nubank passa a oferecer crédito consignado privado