Mercados

Nova pesquisa, bancos e Embraer agitaram o mercado hoje

O Ibovespa fechou em queda de 0,81% nesta quarta-feira, aos 58.198 pontos


	Segundo nova pesquisa divulgada hoje, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Segundo nova pesquisa divulgada hoje, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto (Ueslei Marcelino/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 17h21.

São Paulo - O Ibovespa fechou em queda de 0,81% nesta quarta-feira, aos 58.198 pontos. O índice permaneceu no vermelho durante todo o dia. A queda foi acentuada depois da divulgação de mais uma pesquisa eleitoral.

Na Europa, as ações fecharam perto da estabilidade, uma vez que receios com a votação pela independência da Escócia e crescentes expectativas de um posicionamento mais "hawkish" do Federal Reserve deixaram investidores apreensivos.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, teve oscilação positiva de 0,02 por cento, a 1.385 pontos.

Luto

Com a morte de Emilio Botín, presidente do Santander, as ações da companhia na Europa fecharam em queda de 0,7%. Sua filha, Ana Patricia Botín foi nomeada nesta quarta-feira "por unanimidade" nova presidente do Grupo. Até o momento ela ocupa do cargo de conselheira delegada do Santander Reino Unido.

Mudança

A agência de classificação de risco Moody's alterou de estável para negativa a perspectiva para os ratings de depósitos de longo prazo em moeda local e estrangeira, além da nota de vigor financeiro, de bancos brasileiros.

Segundo a agência, as alterações de perspectiva para o rating de vigor financeiro afetam cinco bancos: BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Citibank. Com isso, os papéis do Banco do Brasil caíram 1,64%, o Bradesco (ação ordinária) recuou 1,79%, o Itaú (ação preferencial) 1,54%. Já as units do Santander recuaram 0,57%,

Estatal

Os papéis da Petrobras que vêm reagindo ao calendário eleitoral, recuaram novamente hoje. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras recuaram 2,75%, cada uma.

Nesta manhã, a pesquisa Vox Populi mostrou a candidata Marina Silva (PSB) com 42% contra 41% da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de outubro.

Segundo a pesquisa, publicada no site da revista Carta Capital, Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto, ante 28% de Marina e 15% de Aécio Neves, do PSDB.

Decolou

A ação ordinária da Embraer registraram ganhos de 2,95% no pregão de hoje. A companhia fechou contrato com a empresa espanhola de engenharia e construção Sener para a fabricação do novo cargueiro militar KC-390, uma alternativa ao Hércules produzido pela americana Lockheed Martin.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSantanderBancosEmpresas espanholasBB – Banco do BrasilBradescoItaúIbovespaMercado financeiroBNDESCaixaMoody's

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro