Invest

Nvidia: DeepSeek é ‘excelente avanço em IA’; tecnologia requer seus chips

Gigante dos chips tenta dissipar preocupações sobre demanda; diz que chinesa demanda GPUs que estão em linha com controles de exportação dos EUA

Nvidia: Inferência requer um número significativo de GPUs da Nvidia (Chip Somodevilla/Getty Images)

Nvidia: Inferência requer um número significativo de GPUs da Nvidia (Chip Somodevilla/Getty Images)

Natalia Viri
Natalia Viri

Editora do EXAME IN

Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 18h24.

Última atualização em 27 de janeiro de 2025 às 19h24.

Em meio à queda de quase 20% em suas ações, a Nvidia soltou um comunicado à imprensa internacional, afirmando que o lançamento mais recente da chinesa DeepSeek é um “excelente avanço em IA” – e parece sinalizar que vê o modelo criando mais necessidade pelos seus chips.

“A inferência requer um número significativo de GPUs da Nvidia e redes de alta performance”, disse a empresa na nota. A inferência é sinônimo da técnica conhecida como test-time scaling, que é utilizada pela DeepSeek – em contraposição às outras duas rotas mais usadas até hoje: a de treinamento e a de pós-treinamento.

Segundo a Nvidia, essas duas últimas rotas ainda existem, e a DeepSeek trouxe um exemplo perfeito do test-time.

Jensen Huang, CEO da Nvidia, já explicou em um evento a diferença entre os modelos. Usando as metáforas do próprio empresário: o treinamento é como se fosse uma faculdade, em que se aprende antes de fazer uma tarefa; o pós-treinamento é como a educação executiva, em que o profissional se atualiza para continuar sendo o melhor na área; e o test-time mimetiza o ato de fazer algo no momento, em tempo real. Você pode conferir o vídeo (em inglês) [neste link].

A Nvidia também reforçou que os chips usados pela DeepSeek estão totalmente de acordo com as restrições de exportações para os Estados Unidos – refutando comentários de que a startup chinesa poderia ter burlado os controles de exportação americanos.

“Os modelos da DeepSeek utilizam recursos altamente disponíveis e capacidade de computação totalmente de acordo com os controles de exportação”, disse a Nvidia.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialNvidiaDeepSeek

Mais de Invest

IPVA 2025: 2ª parcela ou cota única para placa final 8 vence hoje, saiba como pagar

Iguatemi (IGT11) anuncia mudança na presidência

Suzano (SUZB3) anuncia novo aumento de preços da celulose em março