Invest

Nvidia fecha em alta com possibilidade de Trump revogar restrições sobre chips de IA

O mercado se animou com a possibilidade de Trump não aplicar a regra de difusão de IA

Jensen Huang, CEO da Nvidia: para ele, ser excluído do mercado chinês de IA seria uma “grande perda” para a empresa (I-HWA CHENG/AFP/Getty Images)

Jensen Huang, CEO da Nvidia: para ele, ser excluído do mercado chinês de IA seria uma “grande perda” para a empresa (I-HWA CHENG/AFP/Getty Images)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 7 de maio de 2025 às 17h29.

Última atualização em 7 de maio de 2025 às 18h03.

Tudo sobreNvidia
Saiba mais

As ações da Nvidia fecharam em alta de 3,10% nesta quarta-feira, 7, com a possibilidade do governo Trump revogar as restrições sobre chips de IA da era Biden. Segundo jornais americanos, a administração Trump não aplicará a regra de difusão de IA. Ela está prevista para entrar em vigor em 15 de maio.

A medida faz parte de um esforço para revisar as restrições comerciais de semicondutores, que enfrentaram forte oposição de grandes empresas de tecnologia e governos estrangeiros.

A revogação, que ainda não é definitiva, busca reformular uma política de Biden que criou três categorias de países para regulamentar a exportação de chips avançados de IA, como os da Nvidia, AMD e Intel. Estas duas últimas fecharam em alta de 1,76% e 1,86%, respectivamente.

Viagem ao Oriente Médio

Essas mudanças surgem enquanto Trump se prepara para uma viagem ao Oriente Médio, onde países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos têm se oposto às restrições sobre a aquisição de chips de IA. O governo Trump está trabalhando ativamente em uma nova regra que fortaleceria o controle sobre chips no exterior.

A Nvidia e outros fabricantes de chips, como AMD, têm sido contra a regra. A CEO da AMD, Lisa Su, defendeu um equilíbrio entre a restrição de acesso por segurança nacional e o incentivo ao crescimento da indústria americana de chips. Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse que ser excluído do mercado chinês de IA seria uma “grande perda” para a empresa.

A revogação das restrições também reflete as pressões globais sobre o controle de exportação de tecnologia de ponta. Embora a política de Biden tenha sido vista como uma medida de segurança, especialistas alertam para o impacto econômico e a competição internacional, principalmente com países que buscam acesso a chips de IA.

Acompanhe tudo sobre:NvidiaIntelbolsas-de-valoresDonald TrumpInteligência artificial

Mais de Invest

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 38 milhões nesta quinta

Toyota prevê queda de 20% no lucro com impacto bilionário de tarifas de Trump

Acordo de Trump, Anfavea e temporada de balanços: o que move o mercado

Bradesco supera consenso e lucra R$5,9 bilhões no primeiro trimestre