Mercados

Opep prevê que petróleo comece a se reequilibrar em 2016

O cartel prevê elevação de 1,7 milhão de bpd na demanda por seu petróleo em 2016, a 31,6 milhões de barris por dia


	Opep: o cartel prevê elevação de 1,7 milhão de bpd na demanda por seu petróleo em 2016, a 31,6 milhões de barris por dia
 (Divulgação)

Opep: o cartel prevê elevação de 1,7 milhão de bpd na demanda por seu petróleo em 2016, a 31,6 milhões de barris por dia (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 10h21.

Londres - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está otimista de que o mercado da commodity começará a se reequilibrar este ano, à medida que os preços fracos afetarem a produção fora do grupo.

"Após sete anos seguidos de crescimento fenomenal da oferta fora da Opep, frequentemente maior que 2 milhões de barris por dia, 2016 deverá ver uma diminuição na produção, conforme os efeitos dos profundos cortes nos investimentos de capital começarem a ser sentidos", afirmou a Opep, em relatório mensal publicado nesta segunda-feira.

Embora reconheça que novos projetos representando mais de 2 milhões de barris por dia (bpd) seguirão adiante este ano, a Opep estima que a oferta de produtores não pertencentes ao cartel recuará quase 700 bpd em 2016, como resultado dos gastos menores da indústria petrolífera.

Os EUA deverão registrar a maior retração na oferta, com queda prevista em cerca de 400 mil bpd, mas a Opep avalia que certas localidades, como Canadá, Mar do Norte, América Latina e partes da Ásia, também estão particularmente vulneráveis.

A produção da Opep, por outro lado, continua elevada, apesar de ter caído 200 mil bpd em dezembro, segundo fontes secundárias. O resultado da Opel, incluindo a Indonésia, que recentemente foi reintegrada ao cartel, recuou para 32,2 milhões de bpd no mês passado, em função da produção menor na Arábia Saudita, Nigéria e Iraque. Apenas na Arábia Saudita, a produção recuou 60 mil bpd, a 10,1 milhão de bpd.

A Opep, no entanto, continua produzindo acima da demanda que espera ver neste ano. O cartel prevê elevação de 1,7 milhão de bpd na demanda por seu petróleo em 2016, a 31,6 milhões de barris por dia.

Enquanto isso, o levantamento de sanções contra o Irã, anunciado no último fim de semana, deverá contribuir para o aumento da oferta da Opep nos próximos meses. 

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoEnergiaIndústriaOpep

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento