Invest

Ouro fecha em alta, no começo de semana marcado por decisão do Fed

Na quarta-feira, o Comitê Federal de Mercado Aberto divulga decisão monetária, e é unânime no mercado que os juros permanecerão inalterados

Segundo análise da Heraeus, a demanda por ouro deve cair a partir de agora, até o fim do segundo trimestre (Lisa Fotios/ Pexels/Divulgação)

Segundo análise da Heraeus, a demanda por ouro deve cair a partir de agora, até o fim do segundo trimestre (Lisa Fotios/ Pexels/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de março de 2024 às 16h12.

Última atualização em 18 de março de 2024 às 16h29.

O contrato mais líquido do ouro fechou com leve alta nesta segunda-feira, 18, após a desvalorização recente pressionada pelos dados da inflação americana na semana passada. Agora, investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira, 20.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para abril encerrou o pregão com alta de 0,13%, a US$ 2.164,30 a onça-troy.

O TD Securities escreve que a "configuração assimétrica que impulsionou os mercados do ouro para novas máximas dissipou-se completamente", e agora os preços parecem mais equilibrados com as expectativas de cortes de juros pelo Fed apenas em junho — ou ainda mais tarde.

Decisão monetária

Na quarta-feira, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) divulga decisão monetária, e é unânime no mercado que os juros permanecerão inalterados.

Porém, a decisão também traz as projeções atualizadas dos dirigentes do BC americano, o que permite um panorama maior para quando virá o primeiro corte de juros. O TD afirma que, quando o corte chegar, o ouro receberá um forte impulso, mas, até lá, o mercado não tem outro catalisador para continuar a tendência altista.

Segundo análise da Heraeus, a demanda por ouro deve cair a partir de agora, até o fim do segundo trimestre, visto que historicamente este é um período de procura mais baixa pelo metal nos mercados asiáticos, após o Ano Novo Lunar na China.

A nota também aponta que a demanda deve esfriar na Índia, o segundo maior mercado de ouro do mundo, visto que o país agora entra em um período com poucos casamentos luxuosos — eventos que são associados a um consumo de ouro maior.

Acompanhe tudo sobre:OuroFed – Federal Reserve System

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas