Mercados

Para Soros, sem autoridade econômica europeia mercado sempre desafiará o euro

Segundo o investidor, o Banco Central Europeu se limita a resolver os problemas de liquidez sem enfrentar as questões de solvência dos Estados

George Soros: "a zona euro, tal como está construída, não tem autoridade orçamentária e fiscal" (Getty Images/Alex Wong)

George Soros: "a zona euro, tal como está construída, não tem autoridade orçamentária e fiscal" (Getty Images/Alex Wong)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 12h52.

Paris - O mercado continuará pensando que "pode ganhar" contra a moeda única europeia se não for instaurada uma autoridade orçamentária e fiscal para a zona euro, afirmou o bilionário especulador americano Georges Soros em uma entrevista ao jornal Le Monde.

"A zona euro, tal como está construída, não tem autoridade orçamentária e fiscal. Enquanto esta autoridade não existir, o mercado pensará que pode ganhar", declarou Soros.

"Tem diante dele o BCE (Banco Central Europeu). Mas seu poder se limita a resolver os problemas de liquidez para tornar fluído os mercados sem enfrentar os problemas de solvência dos Estados", completou o investidor, para quem os eurobônus são "a última solução".

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, apresentaram na terça-feira a proposta de formação de um governo econômico para os 17 países membros da zona do euro. Mas consideraram que a integração europeia ainda não está bastante avançada para permitir a criação do eurobônus, destinados a substituir os bônus do Tesouro emitidos pelos Estados membros.

Acompanhe tudo sobre:EuropaEmpresáriosgrandes-investidoresgeorge-sorosUnião EuropeiaCrises em empresas

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi