Mercados

Planner: sem geração de caixa, Eletrobras tende a zero

Segundo analistas da corretora, empresa não vai gerar caixa no ano que vem, e o preço das ações deve seguir a tendência de queda


	Analistas observam ainda que “geração de caixa igual a zero justifica, por exemplo, a redução de preço justo para algo semelhante”
 (SXC.hu)

Analistas observam ainda que “geração de caixa igual a zero justifica, por exemplo, a redução de preço justo para algo semelhante” (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 13h49.

São Paulo - As perdas contábeis resultantes do processo de renovação das concessões vão levar a Eletrobras a nocaute em 2013. Em relatório enviado a clientes, analistas da corretora Planner afirmam que a empresa não vai gerar caixa no ano que vem, e o preço das ações deve seguir essa tendência.

Segundo a análise, “a geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) tenderá a zero, sensibilizada, principalmente, por perda de receita de R$ 8,7 bilhões”.

Os analistas observam ainda que “geração de caixa igual a zero justifica, por exemplo, a redução de preço justo para algo semelhante”. Na segunda-feira, analistas do banco de investimentos Barclays já haviam soado o alarme, cortando sua recomendação para as ações da Eletrobras, e reduzindo o preço justo das ações para 2013 a R$ 1.

Mas, as notícias ruins não param por aí. O prejuízo acumulado que a companhia terá com o ajuste contábil do valor dos ativos que passarão pela renovação das concessões será coberto pela reserva de lucro e reserva de capital. Mas, se toda a reserva de lucro for consumida para abater o prejuízo, a empresa não terá como pagar dividendos.

Hoje, as ações, depois de um dia duro no pregão de segunda-feira, com perda de mais de 15%, voltam a derreter. Às 13h, as ações ON (com direito a voto) tinham queda de 16,73% e as preferenciais classe B (PNB, sem voto) perdiam 16,31%. O Índice Bovespa recuava 0,40%, para 56.225 pontos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasHoldingsEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosEletrobrasB3bolsas-de-valoresEnergia

Mais de Mercados

Dona da Ray-Ban tem receitas acima do esperado com venda de óculos inteligentes

Peso argentino sob pressão: resgate americano pode não conter fuga de capitais

Mercado Pago supera Itaú em tráfego de usuários mensais, aponta estudo

Dólar fecha em queda com expectativa de queda de juros nos EUA