Invest

Porsche considera ex-CEO da McLaren para o comando da empresa

Montadora inicia negociações para encerrar liderança dupla após críticas de investidores

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 16h00.

A Porsche iniciou negociações com Michael Leiters, ex-CEO da McLaren, para uma possível sucessão de Oliver Blume no comando da empresa. As informações são da Reuters. A decisão busca encerrar a atuação dupla de Blume, que acumula o cargo de CEO da Porsche e da Volkswagen.

Nesta sexta-feira, a montadora informou que os principais membros do conselho de supervisão autorizaram o início das conversas com Leiters e com Blume sobre a conclusão do contrato do atual CEO na Porsche. A empresa afirmou ainda que não há previsão para que Blume deixe o cargo de CEO da Volkswagen.

Blume está à frente da Porsche há 10 anos. Nos últimos três, assumiu também o comando da Volkswagen.Ambas as companhias enfrentam reestruturações simultâneas, o que, segundo investidores, demanda dedicação exclusiva na gestão.

Críticas, desempenho financeiro e mudança de estratégia

Segundo veículos de imprensa da Alemanha, o conselho de supervisão da Porsche já teria concordado com a saída de Blume da empresa para que ele concentre sua atuação na Volkswagen. O jornal Bild indicou que a saída ocorrerá em 2026. A Volkswagen não se posicionou sobre o assunto.

Durante o período de liderança conjunta, as ações da Volkswagen apresentaram queda superior a 30%, enquanto os papéis da Porsche recuaram mais de 50%.

Entre os desafios enfrentados pela Porsche estão a demanda reduzida na China, mercado mais importante da marca, tarifas internacionais e os custos associados à transição para veículos elétricos. Recentemente, Blume anunciou uma revisão estratégica dos objetivos da empresa, abandonando parte dos planos para eletrificação e voltando a priorizar modelos com motor a combustão.

Acompanhe tudo sobre:PorscheMcLarenVolkswagen

Mais de Invest

Bolsa Família: pagamento começa na segunda-feira; veja calendário

Ibovespa opera em alta e recupera os 143 mil pontos

Fraudes em bancos regionais dos EUA acendem novo alerta em Wall Street

'Bancões' ganharam valor na bolsa desde aplicação da Magnitsky — a Lei ainda mexe com o mercado?