Mercados

Possível venda de Eike alavanca ações da MMX

Ações têm mais um dia de euforia na bolsa; empresa confirma negociações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2010 às 13h19.

São Paulo - O mercado reagiu com muito otimismo ao anúncio de que o controlador da MMX Mineração (MMXM3) pode vender a sua participação na empresa. Hoje a companhia, por meio de nota, disse que  "mantém entendimentos com diversas empresas e instituições financeiras, sem que, até o presente momento, qualquer negociação relacionada à venda de ativos de extração de minério de ferro da MMX tenha se concretizado".

As ações da MMX sobem 5% e lideram mais uma vez o lado positivo do Ibovespa nesta quarta-feira (4). Ontem, os papéis subiram 6,5%, negociadas a 12,70 reais. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Eike já teria entregue até o mandato de venda a um banco de investimentos estrangeiro. O empresário, que detém 43,55% do capital da mineradora, estaria buscando concentrar a sua atenção na área de petróleo.

Citando uma fonte que trabalha para um dos interessados no negócio, a reportagem informa que Eike tentava promover a fusão da MMX com outras mineradoras. Como não conseguiu, o bilionário quer agora vender a MMX. "Nós estamos em conversações com a MMX sobre esse assunto", disse ontem Sebastião Costa Filho, diretor-presidente da ArcelorMittal Serra Azul, à agência Dow Jones.

Os outros possíveis interessados seriam a China's Wuhan Iron & Steel Co (que já detém 21,5% do capital da MMX), a americana Cliff Natural Resources e a Usmiminas. As ações da MMX subiram 6,54%, negociadas a 12,70 reais. Para o analista da BMO Capital Markets, Tony Robson, a compra dos ativos pela Cliff faria sentido para a estratégia de diversificar globalmente o acesso aos minerais relacionados ao aço.

"É improvável que a Wuhan gostaria de operar sozinha os ativos de minério de ferro", destaca o analista em relatório. Robson lembra ainda que uma oferta da Cliffs pela parte de Eike na MMX poderia, contudo, ser excluída por conta dos gastos recentes de 1 bilhão de dólares com aquisições.

Leia mais sobre MMX.

Siga as últimas notícias Mercados no Twitter.

 

Comunicado sobre rumor de venda
http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=35360444&access_key=key-mkphoaso2e6u0ld4kk6&page=1&viewMode=list

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesSiderúrgicasMineraçãoEmpresáriosbolsas-de-valoresAçõesEike BatistaOSXMMX

Mais de Mercados

Bolha à vista? Investidores reagem à euforia da IA com táticas da era pontocom

ETF de Ibovespa vai ser negociado na bolsa de Shangai

Como ETFs estão atraindo bitcoins para os bancões de Wall Street

Dólar fecha em leve alta, mas acumula queda de 0,24% na semana