Mercados

Preço de energia cai 30% em junho ante maio, diz BRIX

Informação é da plataforma de negociação que tem entre os sócios o empresário Eike Batista e a IntercontinentalExchange, a ICE

Eike: No dia 29 de junho foi registrado o menor patamar de preço de energia no mês, de 128 reais por megawatt-hora (Divulgação/BRIX)

Eike: No dia 29 de junho foi registrado o menor patamar de preço de energia no mês, de 128 reais por megawatt-hora (Divulgação/BRIX)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 14h00.

São Paulo - O preço da energia elétrica para entrega no curto prazo no Sudeste e Centro-Oeste caiu 30 por cento em junho ante maio, segundo o contabilizado na plataforma de negociação de energia BRIX, informou a empresa nesta quarta-feira.

No dia 29 de junho foi registrado o menor patamar de preço de energia no mês, de 128 reais por megawatt-hora (MW), segundo a BRIX, plataforma que tem entre os sócios o empresário Eike Batista e a IntercontinentalExchange(ICE).

A queda no preço da energia ocorreu em período no qual o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) médio mensal publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para o submercado Sudeste/Centro-Oeste recuou para 118,49 reais por MWh em junho, uma desvalorização de 34,51 por cento ante o PLD médio de maio (180,94 reais por MWh).

"A tendência de queda do PLD se mantém e já reflete em preços mais baixos para o contrato spot com entrega em julho, que são negociados na plataforma a 80 reais por MWh", disse o presidente da BRIX, Marcelo Mello, em nota divulgada pela empresa.

Já o Índice BRIX Convencional, que mede o prêmio pago sobre o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) nos contratos de energia convencional na BRIX, encerrou o mês de junho a 7,37 reais por MWh, com desvalorização de 42,86 por cento em relação ao verificado no mês anterior.

O patamar máximo alcançado no período foi de 12,90 reais por MWh, no dia 13 de junho, e o mínimo de 7,37 reais por MWh, em 29 de junho.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPreçosBRIX

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi