Invest

Publicação de Trump sobre nova reserva de criptomoedas faz valores dispararem

Presidente americano mencionou cinco criptomoedas que seu governo está considerando para uma nova "reserva estratégica" dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala durante uma reunião de gabinete na Casa Branca em 26 de fevereiro de 2025, em Washington, DC ( Andrew Harnik / Getty Images via AFP)

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala durante uma reunião de gabinete na Casa Branca em 26 de fevereiro de 2025, em Washington, DC ( Andrew Harnik / Getty Images via AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de março de 2025 às 11h03.

Última atualização em 3 de março de 2025 às 11h08.

O presidente Donald Trump mencionou neste domingo, 2, cinco criptomoedas que seu governo está considerando para uma nova "reserva estratégica" dos Estados Unidos, o que fez seus valores dispararem e reverterem, em parte, as perdas recentes.

Em uma publicação em sua rede Truth Social, o magnata republicano disse que um grupo de trabalho que criou pouco depois de assumir o cargo no final de janeiro está avançando com a formação da reserva, que incluirá três criptomoedas de menor nível: XRP, Solana e Cardano.

Os valores dessas três criptodivisas subiram com a notícia: a XRP era cotada em alta de 34% às 13h em Washington (15h em Brasília), a Solana subia cerca de 22% e a Cardano, mais 63%.

Alguns minutos depois, Trump voltou a publicar comentários, assinalando que outras criptomoedas valiosas já consagradas, como o Bitcoin e o Ethereum, estariam no "coração da Reserva", o que fez com que os preços das duas principais moedas digitais aumentassem mais de 10% e 12%, respectivamente.

Essas mensagens de Trump ajudaram a estimular uma ampla recuperação entre as divisas digitais, que haviam despencado nos últimos dias na medida em que as ameaças tarifárias do magnata e novos escândalos que afetam o setor abalavam a confiança dos investidores nesses ativos altamente voláteis.

Tampouco é a primeira vez que Trump e seu entorno próximo opinam sobre o setor das criptomoedas.

Tanto Trump quanto sua esposa Melania lançaram recentemente suas próprias "memecoins", o que gerou acusações de que buscavam ganhar dinheiro com seu sucesso político.

O bilionário empresário Elon Musk – aliado político de Trump e agora chefe de um órgão encarregado de reduzir os gastos federais para melhorar a eficiência do governo – também promove com frequência as criptomoedas em sua própria rede social X, o antigo Twitter.

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasDonald TrumpElon Musk

Mais de Invest

Aposta de SC acerta na Mega-Sena e leva sozinha prêmio acumulado de R$ 52 milhões

Mega-Sena: confira o resultado do concurso 2.854; prêmio é de R$ 52 milhões

Imposto de Renda: 2025: é melhor entregar a declaração agora ou depois?