Mercados

Recorde nos EUA; Alívio na Gol…

Recorde no Dow Jones e no S&P 500 O otimismo com a economia americana continua a dominar as negociações nas bolsas do país. Nesta terça-feira foi a vez de um dos índices mais antigos dos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial Average, fechar o dia no maior patamar em 120 anos. O índice, que reúne […]

BOLSA DE NOVA YORK: índices caíram mundo afora com a escalada de Donald Trump nas pesquisas  / Spencer Platt/Getty Images

BOLSA DE NOVA YORK: índices caíram mundo afora com a escalada de Donald Trump nas pesquisas / Spencer Platt/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 18h40.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h51.

Recorde no Dow Jones e no S&P 500

O otimismo com a economia americana continua a dominar as negociações nas bolsas do país. Nesta terça-feira foi a vez de um dos índices mais antigos dos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial Average, fechar o dia no maior patamar em 120 anos. O índice, que reúne o desempenho das 30 maiores companhias da Bolsa de Nova York, subiu 0,66% fechando o dia em 18.348 pontos. O S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas americanas, subiu 0,70% e também bateu um novo recorde de pontos.

_

Bolsa perto da máxima

A alta nas bolsas do exterior também refletiu na bolsa brasileira. Durante o dia, o índice chegou à pontuação máxima do ano, passando dos 54.700 pontos, mas perdeu força e fechou o dia com ganhos de 0,55%, na casa dos 54.200 pontos. A alta nas commodities também ajudou no desempenho da bolsa. As ações preferenciais da siderúrgica Gerdau subiram 6% e as ordinárias de sua concorrente CSN tiveram alta de 4,9%. Os papéis preferenciais da Petrobras subiram 2,8% e os ordinários, 3,1%.

_

Alívio na Gol

As ações da companhia aérea Gol subiram 18,7% nesta terça-feira impulsionadas pela aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado do projeto de resolução que limita em 12% a alíquota do ICMS sobre combustível de aviação. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a fixação do limite reduz em cerca de 490 milhões de reais por ano os custos do setor. O projeto agora precisa ser aprovado pelo plenário do Senado para então ser promulgado.

_

Dia doce no Pão de Açúcar

A maior companhia de varejo do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, divulgou um aumento de 5% no faturamento do segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2015, totalizando 16,7 bilhões de reais. A receita nas lojas de atacarejo Assaí cresceu quase 32% e já representa 34% do faturamento com alimentos do grupo. Fora do setor de alimentos, o GPA apresentou queda de 2,8% no faturamento trimestral, em decorrência de vendas ruins na Cnova, companhia que reúne o comércio eletrônico do Extra, Pontofrio e Casas Bahia. As ações do GPA subiram 3,5% nesta terça-feira.

_

Whirlpool fora da bolsa

As ações da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool dispararam nesta terça-feira após a companhia anunciar que vai fechar seu capital no Brasil. Os papéis ordinários subiram 28% e as preferenciais, 20%. A companhia americana anunciou que pagará 3,31 reais para adquirir cada ação. O pedido ainda está sujeito à aprovação da Comissão de Valores Mobiliários.

_

Queda na renda

A renda per capita dos brasileiros deve acumular uma queda de 9,4% entre 2014 e o final de 2016, apontou o Instituto Brasileiro de Economia da FGV. É o segundo pior resultado em um século, ficando atrás apenas do período entre 1981 e 1983, quando o PIB per capita caiu 12,4%, no início do que os economistas chamam de “década perdida”. A última queda acentuada na renda havia sido entre 1998 e 1999, de 3%.

_

Varejo lá em baixo

As vendas no varejo caíram 1% em maio, na comparação com abril, frustrando a expectativa de analistas, que era de uma leve alta. Diante de um cenário de elevada inflação, desemprego e recessão econômica, é o pior desempenho para o mês na série histórica, analisada pelo instituto desde 2000. Em comparação com o mesmo mês do ano passado a queda foi de 9%. Os piores desempenhos são em setores que dependem de maior crédito para as vendas, como eletrodomésticos. Economistas esperam que o setor oscile até o final do ano, com uma recuperação somente em 2017.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa