Invest

Reunião do Fed, resultados nos EUA, Ucrânia e o que move o mercado

Futuros dos índices em Nova York operam em queda na manhã desta terça-feira; Microsoft dá início aos resultados das big techs no fim da tarde

Wall Street caminha para o pior mês desde março de 2020, no começo da pandemia | Foto: GettyImages (Shutterstock/Shutterstock)

Wall Street caminha para o pior mês desde março de 2020, no começo da pandemia | Foto: GettyImages (Shutterstock/Shutterstock)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 07h33.

Depois de um início de semana de tensão nas bolsas americanas, com perdas acima de 3% em boa parte do dia, os futuros dos principais índices -- S&P 500, Dow Jones e Nasdaq -- operam em queda na manhã desta terça-feira, dia 25 de janeiro. Na Europa, por outro lado, os índices acionários estão em alta aproximada de 1%.

Apesar da virada do campo negativo para leves ganhos nos minutos finais do pregão ontem, os principais índices em Nova York caminham para o pior desempenho mensal desde março de 2020, no começo da pandemia. No caso da Nasdaq, que concentra as ações de empresas de tecnologia, pode ser o pior mês em 51 anos de história.

No radar dos investidores nesta terça continua a predominar a mesma agenda que deu o tom das negociações na véspera:

(1) a primeira reunião do Federal Reserve, o Fed, em 2022, que começa hoje e termina amanhã; a expectativa é que o banco central americano dê novas informações sobre o timing do aperto monetário nos próximos meses.

(2) novos resultados corporativos de empresas americanas no quarto trimestre, como 3M, ADM, Johnson & Johnson e Xerox, antes da abertura do mercado, e Microsoft, depois do fechamento. Será a primeira das big techs a reportar o resultado; e

(3) tensões geopolíticas e militares com o temor da uma iminente invasão da Ucrânia pela Rússia.

Já imaginou ter acesso a todos os materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal? Agora você pode: confira nossa página de conteúdos gratuitos para baixar.

No Brasil, é dia de pregão normal na bolsa brasileira, a B3, mesmo com o feriado municipal do Aniversário de São Paulo -- a capital paulista completa 468 anos. Veja aqui o novo calendário da bolsa.

Acompanhe os principais índices às 7h20 (horário de Brasília) da manhã:

  • STOXX 600 (Europa): +1,05%
  • FTSE 100 (Londres): +1,03%
  • DAX (Frankfurt): +1,05%
  • CAC 40 (Paris): +1,32%
  • Futuro do S&P: -0,68%
  • Futuro do Dow Jones: -0,22%
  • Futuro da Nasdaq: -1,07%
  • Nikkei (Tóquio): -1,66%
Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresMicrosoftFed – Federal Reserve SystemRússia

Mais de Invest

Brasil encomenda crise futura ao manter juros altos por tanto tempo, diz Rubens Menin

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe