Mercados

S&P reduz rating da Espanha abaixo do Brasil

Nota caiu dois níveis e foi o terceiro corte apenas em 2012


	A perspectiva da nota foi alterada para negativa
 (REUTERS/Sergio Perez)

A perspectiva da nota foi alterada para negativa (REUTERS/Sergio Perez)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 18h59.

São Paulo – A agência de classificação de risco Standard and Poor’s rebaixou o rating de longo prazo da Espanha em dois níveis, de BBB+ para BBB-. Este é o menor nível dentro da escala de grau de investimento e é inferior à nota concedida ao Brasil, atualmente em BBB. Segundo uma nota enviada ao mercado, o terceiro corte no ano reflete o crescimento das pressões econômicas e políticas. A perspectiva da nota foi alterada para negativa. A classificação de curto prazo passou de A-3 para A-2.

"Com as eleições locais se aproximando e muitos governos regionais enfrentando dificuldades financeiras significativas, as tensões entre as autoridades centrais e locais estão aumento, levando para decisões políticas substancialmente diluídas. Estas restrições crescentes, em nossa visão, irão provavelmente liminar as opções do governo central", afirma a S&P. A economia do país pode recuar 1,8% neste ano e mais 1,4% em 2013, estima a agência.

O Banco Central Europeu (BCE) já aprovou um mecanismo de ajuda aos países em problemas, mas só pode ativá-lo mediante um pedido. Até agora, contudo, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, tem resistido. "O governo terá que decidir se pede o mecanismo do BCE. Cabe ao governo e receberíamos bem qualquer decisão de fazer isso. Se não, entendemos que eles devem ter seus motivos", disse nesta quarta-feira o conselheiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), José Vinals, em entrevista à rádio Cadena Ser.

De acordo com a S&P, a hesitação em acionar o BCE só piora a tendência da nota de crédito da Espanha.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsMercado financeiroAgências de ratingEspanhaStandard & Poor'sRating

Mais de Mercados

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump

Bolsa argentina fecha em alta de quase 22% no 'day after' da eleição