Mercados

Safra eleva indicação para ações da Copel após queda

Fracasso em leilão de energia é uma notícia positiva para a empresa, diz analista

Copel deve ser reestruturada no Paraná (Divulgação)

Copel deve ser reestruturada no Paraná (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 17h13.

São Paulo – A estatal paranaense Copel (CPLE6) teve nesta segunda-feira a recomendação para suas ações elevada de “underperform” (performance abaixo da média do mercado) para “outperform” (performance acima da média do mercado) pelo analista Sérgio Tamashiro da corretora J. Safra. O preço-alvo foi mantido em 47 reais até o final de 2011.

Em relatório, Tamashiro explica que, diante do recuo de 13% dos papéis no acumulado do ano, os papéis apresentam agora um potencial de valorização de 32% frente à cotação de 35,63 reais vista no fechamento do pregão de sexta-feira (19) e, por conta disso, a recomendação foi elevada.

Segundo a J. Safra, os resultados referentes ao segundo trimestre de 2011 ficaram ligeiramente abaixo do esperado. Apesar disso, o analista não alterou as estimativas e os seus modelos. “Em breve nós iremos revisar nossos números”, atribuindo um novo preço-alvo até o final de 2012, disse Tamashiro.

“Uma de nossas preocupações era a possibilidade de que a Copel participasse de forma agressiva dos leilões de energia A-3 e Reserva, contratando 500 megawatts (MW) de capacidade instalada. Para nossa surpresa, a companhia não ganhou nenhuma desses leilões, o que foi positivo, em nosso ponto de vista”, declarou Tamashiro.

Ele avaliou ainda a expectativa do mercado diante do anúncio de uma política de dividendos mais agressiva e investimentos em nova capacidade de geração, o que poderia adicionar valor à empresa.

“Desde julho de 2010, quando a companhia ganhou o contrato de concessão da usina Colider, nenhum projeto relevante foi anunciado e a política de dividendos não mudou”, explica o analista, justificando a performance negativa das ações.

“O mercado não reagiu de forma positiva quando a Copel ganhou a Colider (em 30 de julho de 2011)”, diz Tamashiro. Apesar disso, ele acredita que, avaliando a operação hoje em dia, a tarifa de 103 reais por MWh não representa um preço baixo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosCopelAçõesMercado financeiroAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

China avança em corrida do ouro para reduzir dependência do dólar

Esse influenciador cansou de só dar dicas de finanças - agora ele quer cuidar do seu dinheiro

Nubank poderia ser avaliado em US$ 140 bilhões — se fosse um banco americano, diz JPMorgan

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA