Invest

Serviços no Brasil, PPI nos EUA e balanços de JP Morgan e Wells Fargo: o que move o mercado

Mercado também repercute dados da inflação da Alemanha e da produção industrial do Reino Unido

Radar: temporada de balanços nos EUA começou nesta semana. Hoje, o mercado conhece os resultados do JP Morgan (Mike Kemp/Getty Images)

Radar: temporada de balanços nos EUA começou nesta semana. Hoje, o mercado conhece os resultados do JP Morgan (Mike Kemp/Getty Images)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 08h42.

Os mercados internacionais operam sem direção única na manhã desta sexta-feira, 11. Nos Estados Unidos, à espera de mais dados de inflação, os índice futuros caem. Na Ásia, os mercados fecharam mistos, com as da China amargando perdas em meio a incertezas sobre a adoção de novos estímulos para a segunda maior economia do mundo. Na Europa, as bolsas operam sem direção definida com investidores repercutindo dados locais.

Inflação ao produtor

O mercado está com a atenção redobrada em relação aos dados da inflação após os dados do Índice de Preços aos Consumidor (CPI, na sigla em inglês) mostrarem que a inflação não está desacelerando no ritmo esperado.

Segundo o Departamento do Trabalho americano, o CPI subiu 0,2% em setembro, mantendo a estabilidade em relação a agosto, mas ligeiramente acima da expectativa de 0,1%. Na comparação anual, o CPI subiu 2,4%, levemente acima da expectativa de 2,3%, e abaixo do acumulado de agosto, que foi de 2,5%.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, cresceu 0,3% no mês, em linha com o mês anterior. Nos últimos 12 meses, o núcleo subiu 3,3%, acima dos 3,2% registrados no mês anterior, o que gerou algumas preocupações.

Hoje, o destaque é o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), que pode dar mais pistas sobre o rumo da inflação por lá e, consequentemente, da política monetária. Economistas consultados pela Dow Jones esperam que o PPI tenha subido 0,1% em setembro na base mensal.

Volume de serviços

No Brasil, o destaque entre os indicadores é o volume de serviços de agosto, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) às 9h. A expectativa da Genial Investimentos é que a comparação mensal mostre uma alta de 0,2%, ante os 1,2% registrados em julho. Já para a comparação anual, a casa estima um crescimento de 3,7%, frente o avanço de 4,3% do mês anterior.

Balanços

A temporada de balanços ao redor do mundo começou essa semana e empresas como PepsiCo (NASDAQ: PEP) e Samsung (KRX: 005930) já reportaram seus resultados, com faturamentos de US$ 23,319 bilhões e R$ 37 bilhões, respectivamente. A Samsung, inclusive, virou foco da atenção dos investidores após seu vice-presidente se desculpar pelos fracos resultados e assumir uma "mea-culpa".

Hoje, o destaque são os resultados dos bancos JP Morgan (NYSE: JPM), Wells Fargo (NYSE: WFC) que serão divulgados antes da abertura do mercado. Há pouco também saíram os números da Blackrock (NYSE: BLK), que vieram melhores do que o esperado pelo mercado.

Dados da Europa

Mais cedo foi divulgado o CPI da Alemanha. O índice desacelerou para 1,6% em setembro, como esperado. Além disso, houve a divulgação da produção industrial do Reino Unido, que cresceu 0,5% em agosto ante julho, superando as estimativas.

Sexta-feira, 11 de outubro

  • 9h00 –IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços - Brasil
  • 9h30 – Índice de Preços ao Consumidor de setembro (CPI) - Alemanha
  • 9h30 – Índice de Preços ao Produtor (PPI) - EUA
  • 10h45 – Fed/Chigado: discurso de Austan Goolsbee - EUA
  • 11h00 – Índice de confiança da Universidade de Michigan - EUA
  • 11h45 – Fed/Dallas: discurso de Lorie Lojan - EUA
  • 14h10 – Fed: diretora Michelle Bowman
Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresBalançosJPMorganWells FargoInflação

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda