Invest

Stellantis anuncia demissão de funcionários nos EUA após tarifas; ações caem 9% em NY

Fabricante da Jeep e da Ram vai suspender produção nas plantas do México e do Canadá e cortar vagas de fábricas americanas que produzem peças dos carros

Stellantis: empresa também vai interromper temporariamente a produção em suas fábricas de montagem no México e no Canadá (Gonzalo Fuentes/Reuters)

Stellantis: empresa também vai interromper temporariamente a produção em suas fábricas de montagem no México e no Canadá (Gonzalo Fuentes/Reuters)

Raquel Brandão
Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Publicado em 3 de abril de 2025 às 16h20.

Última atualização em 3 de abril de 2025 às 18h13.

A Stellantis, controladora das marcas Jeep, Chrysler e Ram na Europa, anunciou que está demitindo temporariamente 900 trabalhadores em cinco instalações nos Estados Unidos após as tarifas impostas por Donald Trump.

A empresa também vai interromper temporariamente a produção em suas fábricas de montagem no México e no Canadá.

A decisão foi comunicada por e-mail pelo chefe da Stellantis na América do Norte, Antonio Filosa, nesta quinta-feira, 3 de abril de 2025, segundo a agência de notícias Reuters. As ações da Stellantis caíram 9,4% em Nova York.

As fábricas nos Estados Unidos fornecem componentes para as operações de montagem em Toluca, no México, e em Windsor, no Canadá. As fábricas impactadas produzem modelos como a minivan Chrysler Pacifica e o SUV Jeep Compass, ambos vendidos no mercado americano.

A Stellantis afirmou que as novas tarifas exigem "resiliência e disciplina coletiva" para que a empresa possa superar este "momento desafiador". O setor automotivo foi afetado por alíquotas de 25%.

O representante da montadora também destacou que a empresa se adaptará rapidamente às mudanças políticas, com o objetivo de proteger seus negócios, manter sua vantagem competitiva e continuar entregando produtos de qualidade aos seus clientes.

Acompanhe tudo sobre:StellantisCarrosIndústriaEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Crescimento de IPOs indica 'bolha' no mercado de ações? Mercado faz ressalvas

Tesla perde espaço para BYD com vendas abaixo do esperado na Índia

Carros em segundo plano? Musk aposta em robô Optimus para o futuro da Tesla

Mega-Sena: resultado do concurso 2.909; prêmio é de R$ 13 milhões