Invest

Uber denuncia esquema de fraudes de seguros nos EUA envolvendo motoristas e prestadores de serviços

Motoristas, advogados e profissionais de serviços médicos estão na lista de envolvidos da fraude, que forjava acidentes de trânsito e procedimentos de saúde

Uber: empresa processa motoristas do aplicativo por fraude milionária. (Ali Balikci/Anadolu Agency/Getty Images)

Uber: empresa processa motoristas do aplicativo por fraude milionária. (Ali Balikci/Anadolu Agency/Getty Images)

Publicado em 12 de junho de 2025 às 10h59.

A Uber descobriu um esquema milionário de fraudes de seguros envolvendo motoristas, advogados e prestadores de serviços médicos na Flórida.

O grupo está sendo processado por encenar acidentes de carros, forjar danos e receber procedimentos médicos desnecessários para receber apólices. "A empresa já identificou vários milhões de dólares em custos de defesa e acordos decorrentes diretamente desse esquema", afirmou a Uber em um comunicado.

Segundo a nota, os suspeitos agiram entre 2023 e 2024. Durante o esquema, cinco motoristas teriam sido 'recrutados' para encenar acidentes. De acordo com o processo apresentado nesta quarta-feira, 11, a organização também ofereceu propina para vítimas, que levaram seus veículos a oficinas responsáveis por forjar colisões nos automóveis.

Processos anteriores

Informações da Bloomberg revelam que este já é o segundo processo que a Uber abre envolvendo fraudes em 2025. A empresa busca impedir que advogados especialistas e outras pessoas envolvidas se beneficiem de apólices lucrativas, entrando na Justiça e pleiteando indenizações altas.

Em janeiro, Uber processou um grupo de escritórios de advocacias, médicos e clínicas em Nova York. O processo ocorre por fraudes semelhantes.

“Os consumidores, no final das contas, pagam por essas fraudes, e temos a obrigação de protegê-los”, afirmou Adam Blinick, responsável pelas políticas públicas e comunicação da Uber nos EUA e Canadá.

Acompanhe tudo sobre:FraudesUberEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos