Mercados

Ultimato da Nyse dá prazo para sobrevivência da Kodak

Empresa precisa levantar recursos com urgência para resgatar a confiança dos investidores

As ações, que chegaram a valer 5,85 dólares no ano passado, ficaram abaixo de 1 dólar em 30 de setembro (Scott Olson/Getty Images)

As ações, que chegaram a valer 5,85 dólares no ano passado, ficaram abaixo de 1 dólar em 30 de setembro (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 14h38.

São Paulo – A Kodak (EK) está mal na foto e pode ser literalmente apagada da bolsa. A Nyse (New York Stock Exchange) declarou hoje que a empresa tem 6 meses para fazer com que a sua ação volte a ser negociada acima de um dólar, o que não acontece há um mês, para continuar listada.

As ações, que chegaram a valer 5,85 dólares no ano passado, ficaram abaixo de 1 dólar em 30 de setembro com especulações sobre um pedido de falência. Desde o dia 2 de dezembro, os papéis não superam este patamar. 

A reinvenção da Eastman Kodak, que acumula prejuízos desde 2005, agora ganha um deadline com o anúncio da bolsa de Nova York. Sem os ativos cotados ali, a visibilidade da empresa para os investidores cai ainda mais e pode prejudicar a venda de novas ações.

Desempenho das ações em 1 ano:

A subida das ações depende de (mais) um plano para capitalizar a empresa e mudar o perfil dos negócios. O primeiro passo é continuar na migração do segmento de fotografia para o de impressão. O outro é monetizar as 1.100 patentes de imagens digitais que possui.

O analista da Rafferty Capital Markets, Mark Kaufman, avalia que a Kodak pode optar pela venda de uma fatia de 20% na empresa de patentes, separada justamente para uma melhor avaliação do mercado. Segundo cálculos de Kaufman, a companhia de patentes teria um valor de aproximadamente 2,5 bilhões de dólares.

A contagem regressiva para um anúncio já foi iniciada pela Nyse. A Kodak irá divulgar os resultados finais de 2011 no dia 26 de janeiro. Para o analista, qualquer que seja o plano de reestruturação, a expectativa é de que os detalhes saiam ainda neste mês.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaMercado financeiroAnálises fundamentalistasKodak

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento