Mercados

Vale aumenta produção; Bolsa +0,52%…

Bolsa + 0,52% O Ibovespa teve nova alta nesta quinta-feira – a quarta em cinco pregões. O índice subiu 0,52% e chegou a 63.837 pontos, na contramão de Nova York. O dia foi de bastante volatilidade após a decisão do Comitê de Política Monetária reduzir a taxa de juros do país para 14%. O destaque […]

MINÉRIO: alta de 1,02% nos preços da commodity impulsionaram ações como da mineradora Vale e da siderúrgica CSN / Germano Lüders (Germano/Exame)

MINÉRIO: alta de 1,02% nos preços da commodity impulsionaram ações como da mineradora Vale e da siderúrgica CSN / Germano Lüders (Germano/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2016 às 18h04.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h55.

Bolsa + 0,52%

O Ibovespa teve nova alta nesta quinta-feira – a quarta em cinco pregões. O índice subiu 0,52% e chegou a 63.837 pontos, na contramão de Nova York. O dia foi de bastante volatilidade após a decisão do Comitê de Política Monetária reduzir a taxa de juros do país para 14%. O destaque do dia ficou por conta das ações da mineradora Vale e também dos bancos. O dólar caiu 0,95% e chegou a 3,14 reais.

_

Vale aumenta produção

A mineradora Vale informou nesta quinta-feira que sua produção de minério de ferro no terceiro trimestre subiu 1,5% sobre o mesmo período do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre de 2016, a produção avançou 6,1%. Analistas do banco BTG Pactual analisaram que o relatório veio sem grandes novidades. As ações ordinárias da companhia subiram 2,58% e as preferenciais, 4,43% nesta quinta-feira, mesmo após a denúncia do Ministério Público Federal envolvendo a Vale e sua controlada Samarco.

_

Aumento de capital na Telebras

O dia também foi positivo para os papéis da estatal de telefonia Telebras, que subiram 22,9%. A alta aconteceu após um decreto do governo autorizar o aumento do capital social da companhia. Segundo o texto, a operação será feita por meio da incorporação de adiantamento para futuro aumento de capital, transferido pela União nos exercícios de 2011 a 2015, no montante de 846,7 milhões de reais; saldo residual de capitalizações anteriores no valor de 7,7 milhões de reais; e atualização desses dois montantes pela taxa Selic.

_

Gafisa +7,3%

As ações da construtora Gafisa dispararam 7,3% em mais um dia de alta. Ontem, os papéis subiram 6,2% após a prévia operacional mostrar bons números. Além disso, ontem à noite a companhia informou que seu conselho de administração aprovou pedir o registro na Comissão de Valores Mobiliários para realizar uma oferta secundária de ações de sua unidade Tenda.

_

Prévia do PIB cai

O Índice de atividade do Banco Central (IBC-Br), que é conhecido como uma prévia do PIB, registrou queda de 0,91% em agosto, na comparação com o mês anterior, aprofundando a queda do cenário econômico no país. O resultado foi o pior desde maio de 2015, quando caiu 1,05%, apontando para uma recuperação econômica que será lenta. Em julho, o índice havia caído 0,09%. Analistas consultados por EXAME Hoje esperavam uma queda mais drástica, de 1,1%, mas a média dos experts era uma queda em torno de 0,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a prévia do PIB aponta para uma redução de 5,6%.

_

Inadimplência cresce

A inadimplência das empresas cresceu 1,5% no terceiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior, apontam dados da consultora de crédito Boa Bista SCPC. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi também de 1,5%. Nos últimos 12 meses, a inadimplência das pessoas jurídicas já soma 6,3%, um alívio de 1,3 ponto percentual em relação à mesma medida no segundo trimestre. A Boa Vista aponta que há sinais de uma desaceleração da inadimplência após oito trimestres consecutivos de elevação e que a tendência deverá ser observada no longo prazo.

_

Black Friday Brasil: 2,1 bilhões

Considerada a segunda melhor data para o varejo nacional, a Black Friday Brasil estima faturamento de 2,1 bilhões de reais, cerca de 30% maior do que a edição do ano passado. A estimativa é de uma pesquisa da empresa avaliadora de e-commerces Ebit. Dados do Google apontam que consumidores online no Brasil já somam 40 milhões de pessoas e 75% deles já comprou algo em alguma edição da Black Friday. É esperado que o período de crise aumente o interesse pelas ofertas em promoção da Black Friday.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa