Mercados

Vale cai com possíveis frustrações pela frente

Reunião do Partido Comunista da China não deixa claro direcionamento e emenda ao novo marco regulatório da mineração sugere nova cobrança ao setor


	Vale: reunião do Partido Comunista na China ainda não deixou clara a agenda de reformas do país
 (Maurício Moreira/ Vale)

Vale: reunião do Partido Comunista na China ainda não deixou clara a agenda de reformas do país (Maurício Moreira/ Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 15h08.

São Paulo – A Vale (VALE3; VALE5) caia hoje na Bovespa com notícias sobre a reunião do Partido Comunista na China e possíveis mudanças na cobrança de tributos no setor de mineração.

A ação preferencial classe A da Vale (VALE5) caiu mais de 2% hoje chegando ao valor mínimo de 31,70 reais. A ação ordinária (VALE3) teve queda próxima de 3%, com a ação valendo 34,70 reais.

A reunião do Partido Comunista na China ainda não deixou clara a agenda de reformas do país – havia a expectativa de que os líderes políticos do país anunciassem o direcionamento da economia para os próximos anos. A frustração impactou o mercado local, que fechou em queda, e também tem reflexos na Vale, para quem a China é importante cliente.

Outra notícia que tem impacto sobre a mineradora é a discussão de emenda ao novo marco regulatório da mineração. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a emenda estabelece a cobrança de uma participação especial sobre jazidas de grande lucratividade. A alíquota da taxa seria de 10% e incidiria sobre o lucro das empresas na exploração dessas áreas e seria paga em acréscimo aos royalties.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa