Mercados

Valec terá nível de governança semelhante ao Novo Mercado

Decreto define que empresa tenha em sua gestão mecanismos de governança semelhantes aos exigidos no Novo Mercado da BM&FBovespa


	Obras da Valec: exigências incluemadoção do padrão internacional de contabilidade IFRS, composição acionária somente de ações ordinárias e divulgação trimestral das informações financeiras
 (Divulgação)

Obras da Valec: exigências incluemadoção do padrão internacional de contabilidade IFRS, composição acionária somente de ações ordinárias e divulgação trimestral das informações financeiras (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 08h49.

São Paulo - O governo federal publicou no Diário Oficial desta terça-feira um decreto definindo a estrutura e o estatuto social da estatal de ferrovias Valec para atuação nos processos de concessões, no qual determina, entre outras coisas, que a empresa tenha em sua gestão mecanismos de governança semelhantes aos exigidos no Novo Mercado da BM&FBovespa.

Segundo o decreto 8.134, a Valec deverá atender a exigências semelhantes às feitas às empresas que listam suas ações nesse segmento da Bovespa, entre eles, adoção do padrão internacional de contabilidade IFRS, composição acionária somente de ações ordinárias e divulgação trimestral das informações financeiras.

Também foi definido que a Valec terá prazos de 180 dias, a partir desta terça-feira, para assinar com o Ministério dos Transportes compromisso de metas e desempenho empresarial como objetivos e resultados a serem atingidos com indicadores, metas e prazos a serem cumpridos.

Já no estatuto social, também publicado no Diário Oficial desta terça-feira, foi definido que a empresa deverá "construir, operar e explorar estradas de ferro, sistemas acessórios de armazenagem, transferência e manuseio de produtos e bens a serem transportados e instalações e sistemas de interligação de estradas de ferro com outras modalidades de transportes".

A estatal também deverá garantir a política de livre acesso ao subsistema ferroviário federal e adquirir e vender o direito de uso da capacidade de transporte das ferrovias exploradas por terceiros.

Ainda de acordo com o decreto, o capital social da Valec, subscrito e integralizado totalmente pelo governo é de 8,342 bilhões de reais.

O texto foi publicado dias depois que a presidente Dilma Rousseff assinou decreto 8.129 que dá maior amparo legal à Valec para atuar como agente garantidor de capacidade de transporte das ferrovias que serão alvo de concessões, atendendo pedido do Tribunal de Contas da União.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresGovernoMinistério dos TransportesValec

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento