Invest

Vendas da Tesla registram queda de 36% em março na Europa

Marca americana é prejudicada pela reputação de seu proprietário, Elon Musk, como conselheiro de Donald Trump

Tesla: faturamento da empresa caiu 9% no primeiro trimestre (AFP)

Tesla: faturamento da empresa caiu 9% no primeiro trimestre (AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 24 de abril de 2025 às 07h39.

Tudo sobreTesla
Saiba mais
As vendas de veículos Tesla na União Europeia (UE) registraram queda de 36% em termos anuais em março e foram praticamente reduzidas pela metade no primeiro trimestre, segundo os números publicados pela associação de fabricantes ACEA.

Antes uma referência no setor de veículos elétricos, a marca americana é prejudicada pela reputação de seu proprietário, Elon Musk, como conselheiro de Donald Trump e por uma linha de modelos envelhecida.

Nos primeiros três meses do ano, 36.167 emplacamentos de carros da Tesla foram registrados UE, uma queda de 45% na comparação com os 65.774 do mesmo período em 2024, segundo os dados da ACEA.

Em contraste, os novos registros de veículos elétricos avançaram 17,1% em termos anuais em março e já representam 15,2% do mercado no bloco.

O papel de Musk como conselheiro de Trump e coordenador do programa de redução drástica de despesas governamentais afetou a imagem da Tesla na Europa e nos Estados Unidos, onde a empresa é alvo de vandalismo, boicotes e manifestações.

A marca alertou na terça-feira, ao publicar seus resultados, que "a mudança nas sensibilidades políticas poderia ter um impacto significativo na demanda por nossos produtos a curto prazo".

O faturamento da empresa caiu 9% no primeiro trimestre, a 19,3 bilhões de dólares (110 bilhões de reais), e o lucro registrou queda de 71% em relação ao período homólogo do ano anterior, a 409 milhões (2,33 bilhões de reais).

Acompanhe tudo sobre:TeslaElon MuskDonald Trump

Mais de Invest

Vale (VALE3) registra lucro líquido de US$ 1,39 bi no 1º trimestre, queda anual de 17%

Mega-Sena: resultado do concurso 2.855; prêmio é de R$ 25,2 milhões

Nubank recebe aprovação para se transformar em banco no México

Lucro do Google no primeiro trimestre supera expectativas; ação avança mais de 4%