Invest

Warren Buffett: o que esperar da carta anual aos investidores

A carta que será publicada no sábado ganha um adicional de interesse diante do cenário econômico americano: aumento da taxa de juros e do temor de recessão

Buffett: investidores estão ansiosos para descobrir se Buffett tem apetite por ainda mais ações da Occidental (David A. Grogan/Getty Images)

Buffett: investidores estão ansiosos para descobrir se Buffett tem apetite por ainda mais ações da Occidental (David A. Grogan/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de fevereiro de 2023 às 16h36.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2023 às 16h41.

Warren Buffett, a lenda do mercado financeiro, divulgará no sábado, 25 de fevereiro, sua carta anual aos investidores. Juntamente com a carta, o “Oráculo de Omaha” apresentará o resultado anual da Berkshire Hathaway. A carta, que é leitura obrigatória de investidores há décadas, ganha um adicional de interesse diante do cenário econômico americano: aumento da taxa de juros e do temor de recessão crescente. Leia as cartas publicadas nos últimos anos aqui.

Com o aumento do juro, o rendimento do título do Tesouro americano atingiu o nível mais alto desde a crise de 2008 e ultrapassando a barreira dos 5%. Os rendimentos de seis meses passaram dos 5% pela primeira vez desde 2007 e os de 10 anos ficaram abaixo de 4%. Buffett já tinha dito anteriormente que esta alta pode prejudicar o apelo por ações e impactar no preço dos ativos. Segundo ele, “as taxas de juros estão para os preços dos ativos assim como a gravidade é importante.

O aumento do juro e o impactado nas ações podem explicar a posição vendedora de ações da Berkshire Hathaway no último trimestre do ano passado. Entre os papéis que a empresa vendeu estão Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Bank of New York Mellon e US Bancorp.

A companhia aprovou também a alta do juro para ir às compras, já que os ativos estão com preços atrativos. No ano passado, a Berkshire comprou a seguradora Alleghany por US$ 11,6 bilhões. Foi o maior negócio de Buffett desde 2016.

Além disso, o bilionário americano aumentou a posição na Occidental Petroleum no ano passado, com a participação da Berkshire chegando a 21%. Em agosto, a Berkshire recebeu aprovação regulatória para comprar até 50%, gerando especulações de que poderia eventualmente comprar toda a Occidental, com sede em Houston. Dessa maneira, muitos investidores estão ansiosos para descobrir se Buffett tem apetite por ainda mais ações da Occidental, dado o baixo desempenho do produtor de petróleo e gás em 2023. As ações caíram cerca de 6% este ano, sendo negociadas abaixo de US$ 60 depois de mais que dobrarem em 2022.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)grandes-investidoresbolsas-de-valoresMercado financeirowarren-buffettTesouro DiretoBerkshire HathawayJuros

Mais de Invest

Ibovespa opera em alta, após alcançar 149 mil pontos pela primeira vez na história

Paramount demitirá até 2.000 funcionários em plano de reestruturação

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente e evitar o rotativo

Fed corta juros em 0,25 ponto percentual mesmo em meio a apagão de dados