Invest

Dia Livre de Impostos terá serviços e produtos com descontos de até 70%

O Brasil é o 14º país que mais arrecada imposto de acordo com uma pesquisa com 30 países

Dinheiro: evento é possibilidade do consumidor comprar mercadorias e serviços livres das taxas (Priscila Zambotto/Getty Images)

Dinheiro: evento é possibilidade do consumidor comprar mercadorias e serviços livres das taxas (Priscila Zambotto/Getty Images)

No dia 2 de junho, acontecerá o Dia Livre de Impostos 2022, uma oportunidade para que os lojistas participantes comercializem seus produtos sem tributação, arcando com esses custos. No evento, serão oferecidos descontos de até 70%, levando em consideração os diferentes percentuais de tributação. Eletrodomésticos, eletrônicos e serviços são alguns dos produtos que podem ser adquiridos com desconto.

A 16° edição do evento acontecerá de forma online, permite a participação de lojistas de todo o país e é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP (FCDLESP).

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro tem de trabalhar 149 dias do ano para pagamento de impostos. Entre 30 países, o país é o 14º que mais arrecada imposto, mas segue em última colocação como país que tem o melhor retorno do dinheiro para a população.

O varejo foi um dos setores fortemente afetados pela pandemia de covid-19. Segundo o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff, é por isso que o segmento sente mais o efeito das cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos que são arrecadados.

“O Dia da Livre de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra”, comenta Stainoff.

Tenha acesso agora a todos materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal

Acompanhe tudo sobre:DinheiroImpostos

Mais de Invest

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração

Nvidia registra queda de US$ 4 bi na receita devido a restrições nos EUA e crise no mercado chinês