Invest

Está procurando imóvel na internet? Loft vai acabar com anúncios duplicados

Objetivo é racionalizar e agilizar o processo de busca por um imóvel na plataforma digital da startup, que atua em São Paulo e no Rio de Janeiro

Vista aérea da cidade de São Paulo: crescem os negócios de compra e venda de imóveis por meio da internet (Germano Lüders/Exame)

Vista aérea da cidade de São Paulo: crescem os negócios de compra e venda de imóveis por meio da internet (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2021 às 06h10.

Como se tornou comum em tantas áreas de negócios, o mercado imobiliário acelerou a sua transição para o mundo digital com os efeitos causados pela pandemia.

Um número cada vez maior de transações é fechado por meio de plataformas na internet. O objetivo -- e desafio -- dos principais players é melhorar a experiência para quem compra, vende ou aluga, algo que pode ser um fator decisivo para ampliar a base de imóveis e de usuários.

Quer impulsionar a sua carreira? Participe da Jornada de Finanças e Negócios. Primeira aula gratuita

Com essa finalidade em mente, a startup Loft desenvolveu uma solução para evitar uma das fricções mais recorrentes de quem procura um imóvel: anúncios duplicados na mesma plataforma -- algo que acontece, por exemplo, quando o proprietário decidiu colocar uma casa ou um apartamento à venda ou para aluguel em diferentes imobiliárias.

A solução funciona a partir da identificação de cada imóvel com uma espécie de CPF, que são dados particulares de cada um (com informações como o endereço exato). A partir da entrada de um imóvel com seu respectivo CPF, a plataforma já fica habilitada para impedir que ele seja novamente inserido por outra imobiliária ou corretor.

É um universo de informações de mais de 2 milhões de apartamentos em mais de 75.000 prédios em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Com essa funcionalidade, a pessoa que quer comprar um imóvel não perde tempo com anúncios repetidos do mesmo imóvel, muitas vezes com preço e outras características anunciados de forma diferente”, diz Bruno Raposo, diretor de Operações da Loft.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisImóveisStartupsImobiliáriasLoft

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões