IR 2025: A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 será acessível por meio do e-CAC (Buellon/Thinkstock)
Editora de Finanças
Publicado em 29 de março de 2025 às 13h44.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará disponível a partir de 1º de abril, terça-feira, para quem deseja declarar sem os dados automáticos.
Desde o dia 17, a declaração pré-preenchida estava parcialmente disponível. Dessa maneira, os contribuintes podiam acessar os rendimentos de 2024 e importar as informações da declaração do ano anterior, como identificação e endereço. Nesta etapa inicial, a declaração pré-preenchida inclui informações como rendimentos e pagamentos, obtidos pelo Fisco pelos seguintes documentos:
A declaração pré-preenchida parcial também tem os seguintes dados:
A partir do dia 1º de abril, a Receita incluirá gradualmente dados na declaração pré-preenchida, entre os quais:
Tradicionalmente fornecida no primeiro dia de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, a declaração pré-preenchida neste ano atrasou por causa da greve dos auditores-fiscais da Receita. Além de acelerar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, a versão pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 será acessível por meio do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal), pelo programa instalado no computador ou por dispositivos móveis como celular ou tablet, através do app Meu Imposto de Renda.
A declaração pré-preenchida traz informações já preenchidas, como os dados do contribuinte com base na declaração do ano anterior. O contribuinte pode adicionar ou excluir informações conforme necessário.
Agora, a Receita Federal permite que o contribuinte autorize outra pessoa a acessar a declaração pré-preenchida. Isso é útil para pequenos núcleos familiares, como uma mãe que faz a declaração para os filhos, por exemplo. Nesse caso, os filhos devem autorizar o acesso da mãe por meio do Meu Imposto de Renda.
A autorização de acesso só pode ser concedida para um CPF por vez, e cada pessoa pode autorizar no máximo cinco pessoas. Para que isso funcione, tanto o contribuinte quanto a pessoa autorizada devem ter contas nível prata ou ouro no Gov.br. Vale ressaltar que essa funcionalidade não é voltada para contadores, que devem usar procuração eletrônica para acessar as informações fiscais de seus clientes.
A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira, 12, as regras para a declaração do Imposto de Renda 2025, ano-calendário 2024. O período para envio da declaração será entre 17 de março e 30 de maio de 2025.. A expectativa da Receita é que sejam enviadas 46,2 milhões de declarações até o final do prazo.
São obrigados a declarar o Imposto de Renda em 2025 os contribuintes que, no ano-calendário de 2024:
A pessoa física que se enquadrar nas condições previstas no inciso VI do caput, e tiver bens comuns declarados por outro cônjuge ou companheiro, está dispensada de apresentar a Declaração de Ajuste Anual, desde que o valor total de seus bens privativos não exceda R$ 800.000,00. Também fica dispensada se constar como dependente na declaração de outro contribuinte, que tenha informado seus rendimentos, bens e direitos.