Invest

Impostos federais em atraso podem ser negociados com até 70% de desconto

Por conta dos impactos da pandemia, pessoas físicas e jurídicas podem negociar dívidas de 2020 até junho

Só é possível negociar os débitos do período desde que estejam inscritos na Dívida Ativa da União até o dia 31 de maio deste ano (iStock/Abril Branded Content)

Só é possível negociar os débitos do período desde que estejam inscritos na Dívida Ativa da União até o dia 31 de maio deste ano (iStock/Abril Branded Content)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 16 de abril de 2021 às 14h40.

Pessoas físicas e jurídicas podem negociar, até junho, dívidas relacionadas a impostos federais vencidas no período de março a dezembro de 2020. A modalidade estará disponível para adesão até às 19h (horário de Brasília) do dia 30 de junho e está incluída na Portaria nº 1696, publicada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Assista a uma aula gratuita com o economista Ricardo Amorim na EXAME Academy

São impostos federais o IOF, IPI, Imposto de Renda, Cofins, PIS, CSLL e INSS. A negociação se estende a débitos do Simples Nacional, vencidos no mesmo período. No caso do Imposto de Renda, se refere ao exercício de 2020.

Contudo, só é possível negociar os débitos do período desde que estejam inscritos na Dívida Ativa da União, cuja inscrição seja feita até o dia 31 de maio deste ano, diz Percival Nogueira de Matos, advogado tributarista da Saito Associados.

Veja abaixo as indicações do advogado sobre formas de pagamento da modalidade, condições e passo a passo para negociar as dívidas:

Parcelamento

É possível parcelar a negocação, mas para isso é necessário um  pagamento inicial equivalente a 4% do valor total das dívidas selecionadas. Esse valor de entrada também pode ser parcelado em até 12 meses. Já o saldo devedor poderá ser pago da seguinte forma:

    • Em até 72 meses para pessoas jurídicas, com possibilidade de descontos de até 100% sobre os valores de multas, juros e encargos, respeitado o limite de até 50% do valor total da dívida.
    • Em até 133 meses, para pessoas físicas, empresários individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, instituições de ensino, Santas Casas de Misericórdia, sociedades cooperativas e demais organizações da sociedade civil. Há a possibilidade de descontos de até 100% sobre os valores de multas, juros e encargos, respeitado o limite de até 70% do valor total da dívida.
    • Para a transação que envolver débitos previdenciários, continua a quantidade máxima de até 60 parcelas.

Condições

Para aderir ao programa o governo irá avaliar a capacidade de pagamento do contribuinte considerando algumas condições:

Pessoa jurídica

Que tenha registrado impacto na capacidade de geração de resultados a redução, em qualquer percentual, da soma da receita bruta mensal de 2020 (com o início no mês de março e o fim no mês imediatamente anterior ao mês de adesão), em relação à soma da receita bruta mensal do mesmo período de 2019.

Pessoa física

Que tenha registrado impacto no comprometimento da renda a redução, em qualquer percentual, da soma do rendimento bruto mensal de 2020 (com início o no mês de março e o fim no mês imediatamente anterior ao mês de adesão), em relação à soma do rendimento bruto mensal do mesmo período de 2019.

Como negociar

O procedimento de adesão inclui três etapas. Todas são feitas por meio do Portal Regularize.

A primeira etapa consiste em preencher a Declaração de Receita/Rendimento para a PGFN verificar a capacidade de pagamento do contribuinte e liberar a proposta de acordo. Caso o contribuinte seja apto, poderá realizar a adesão ao acordo.

Após a adesão, o contribuinte deverá pagar o documento de arrecadação da primeira prestação para a transação ser efetivada. Caso não haja o pagamento da primeira prestação, até a data de vencimento, o acordo será cancelado.

Acompanhe tudo sobre:Dinheiroorcamento-pessoalImpostosplanejamento-financeiro-pessoalGovernoDívidas pessoaisGoverno Bolsonaro

Mais de Invest

E o Powell? Candidato de Trump ao banco central dos EUA promete respeitar independência do Fed

Departamento de Justiça dos EUA abre investigação contra diretora do Fed, Lisa Cook

JP Morgan recomenda compra de VALE3, mas vê ação menos descontada e corta preço-alvo

Ibovespa opera em alta com expectativa para a balança comercial