Invest

João Pedro Nascimento renuncia à presidência da CVM antes do término do mandato

A saída antecipada do cargo, segundo o presidente, é por "razões pessoais". Diretor Otto Lobo assumirá a presidência interinamente

A renúncia de João Pedro Nascimento será formalizada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (Ismar Ingber/Divulgação)

A renúncia de João Pedro Nascimento será formalizada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (Ismar Ingber/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de julho de 2025 às 08h54.

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, anunciou nesta sexta-feira, 18 de julho, sua saída antecipada do cargo, que originalmente teria término previsto para 15 de julho de 2027. Nascimento justificou sua decisão como sendo por "razões pessoais".

A renúncia de Nascimento será formalizada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, com sua saída do cargo marcada para o início da próxima semana. A Lei 6.385, que cria a CVM, estabelece que, em casos de renúncia, morte ou término de mandato do presidente, a presidência da Comissão será assumida interinamente pelo membro mais antigo ou de maior idade do colegiado. Nesse caso, o diretor Otto Lobo assumirá a presidência interinamente.

A decisão de Nascimento marca o fim de um período à frente da CVM, órgão responsável pela regulamentação e supervisão do mercado de valores mobiliários no Brasil. A Comissão deverá seguir com sua agenda regulatória, enquanto o novo presidente interino, Otto Lobo, terá a missão de dar continuidade aos projetos em andamento.

Acompanhe tudo sobre:CVM

Mais de Invest

Dólares de Bolsonaro apreendidos: é legal guardar dinheiro em casa?

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump