A pesquisa também mostra que o interesse dos brasileiros pelo tema está em alta: 84% já consultaram seu Score de crédito ( krisanapong detraphiphat/Getty Images)
Repórter de mercados
Publicado em 20 de maio de 2025 às 16h27.
A probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia parece estar bastante ligado à idade, aponta um levantamento divulgado hoje pelo Serasa.
De acordo com a instituição, há um contraste entre gerações quando o assunto é pontuação de crédito. Jovens de 18 a 25 anos apresentam a menor média do país, com apenas 505 pontos, considerada "baixa". Já os consumidores com mais de 65 anos lideram o ranking nacional, com 609 pontos, pontuação classificada como "boa".
O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. De acordo com o estudo, o score médio dos brasileiros no primeiro semestre de 2025 é de 548 pontos, também enquadrado na faixa "bom".
A pesquisa também mostra que o interesse dos brasileiros pelo tema está em alta: 84% já consultaram seu score de crédito, e 35% acompanham a pontuação mensalmente.
O novo levantamento semestral da Serasa apresenta um panorama detalhado do comportamento financeiro no Brasil, segmentando os dados por faixa etária, região e estado. O objetivo do Mapa do Score é trazer mais transparência e educação financeira para os consumidores, incentivando práticas que ajudam a aumentar o score e melhorar o acesso ao crédito.
A pontuação de crédito é baseada em seis fatores que refletem o comportamento financeiro do consumidor. Hábitos de pagamento de contratos, como empréstimos, parcelamentos, crédito de crédito e contas de consumo oriundos do Cadastro Positivo; experiência de mercado; dívidas em aberto; busca por crédito e consultas ao CPF; informações cadastrais; e quantidade e tempo de contratos de crédito ativos.
Consumidores podem acessar gratuitamente sua pontuação de crédito pelo site ou aplicativo da Serasa. Basta criar uma conta ou fazer login na plataforma para visualizar o Score e acompanhar seu histórico de alterações ao longo do tempo.
Para mais informações, acesse: https://www.serasa.com.br/score/mapa-do-score/