Minhas Finanças

Os bancos com mais reclamações no 3º trimestre, segundo o BC

Banco Central divulgou o levantamento dos bancos de médio e grande portes que registraram mais reclamações no período

Homem nervoso: Banco do Brasil lidera a lista de bancos com mais reclamações entre as grandes instituições financeiras (ThinkStock/Thinkstock)

Homem nervoso: Banco do Brasil lidera a lista de bancos com mais reclamações entre as grandes instituições financeiras (ThinkStock/Thinkstock)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 15h21.

São Paulo - O Banco do Brasil lidera a lista de bancos com mais reclamações entre as grandes instituições financeiras (com mais de quatro milhões de clientes) no terceiro trimestre deste ano, segundo o ranking de queixas divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central.

O segundo banco com mais queixas entre as instituições financeiras de maior porte no mês foi o Bradesco, seguido pelo Santander.

Já entre os bancos médios (com menos de quatro milhões de clientes), a Facta Financeira concentrou o maior número de reclamações entre julho e setembro.

Na lista dos bancos médios com mais queixas, o Intermedium e o Pan ficaram na segunda e na terceira colocação, respectivamente, no período.

Metodologia

O ranking inclui apenas reclamações procedentes. As queixas de clientes das instituições financeiras são recebidas e analisadas pelo BC, que verifica se, de fato, o banco descumpriu as normas do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A lista mostra a quantidade de reclamações contra cada banco para cada grupo de um milhão de clientes. O objetivo é evitar distorções e impedir que bancos apareçam no topo do ranking apenas porque têm mais clientes.

A lista completa pode ser consultada no site do Banco Central.

Veja abaixo a lista dos bancos que registraram mais reclamações no terceiro trimestre do ano:

Bancos grandes - mais de quatro milhões de clientes

1º Lugar: Banco do Brasil (conglomerado)

Reclamações procedentes1.590
Número de clientes63.027.888
Índice*25,22

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente e recusa de cancelamento de pacote de serviços

2º Lugar: Bradesco (conglomerado)

Reclamações procedentes2.151
Número de clientes95.352.320
Índice*22.55

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM.

3º Santander (conglomerado)

Reclamações procedentes933
Número de clientes42.206.739
Índice*22,10

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM e débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente.

4º Lugar: Caixa (conglomerado)

Reclamações procedentes1.950
Número de clientes90.088.307
Índice*21,64

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM; oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.

5º Lugar: Itaú (conglomerado)

Reclamações procedentes1.393
Número de clientes76.590.668
Índice*18,18

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM.

Bancos médios - menos de quatro milhões de clientes

1º lugar: Facta Financeira - Crédito, Financiamento e Investimento

Reclamações procedentes18
Número de clientes55.261
Índice*325,72

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado e irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado.

2º lugar: Intermedium (conglomerado)

Reclamações procedentes178
Número de clientes1.127.388
Índice*157,88

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking e irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado.

3º lugar: Pan (conglomerado)

Reclamações procedentes403
Número de clientes3.129.779
Índice*128,76

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado; oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado.

Acompanhe tudo sobre:SantanderBancosBB – Banco do BrasilBradescoItaúBanco CentralCaixadireito-do-consumidor

Mais de Minhas Finanças

Vistos de Trump exigem milhões por residência nos EUA, mas estão vulneráveis sem aval do Congresso

Entenda como decisão do STF pode impactar valores dos planos de saúde

Mega-Sena: resultado do concurso 2.917; prêmio é de R$ 39 milhões

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe