Invest

Receita alerta sobre novo golpe relacionado à regularização do CPF

Contribuintes, independentemente de sua situação no CPF, têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão em situação irregular junto à Receita

Receita: mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Receita: mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 22 de junho de 2022 às 10h43.

A Receita Federal alerta sobre golpes sendo praticados por criminosos relacionados à regularização do no Cadastro de Pessoas Físicas. De acordo com o órgão, vários contribuintes, independentemente de sua situação no CPF, têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão em situação irregular junto à Receita. Essas mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF.

“A forma de abordar as pessoas, que muitas vezes nem necessitam de regularização, identificando-se como "Receita" e utilizando o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional, leva a acreditarem que estão tratando com um órgão oficial do governo federal, o que é falso”, disse a Receita.

Há casos de contribuintes que, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado, ou pior, que havia pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275,00, de nada serviu.

Houve relato de um contribuinte que pagou a taxa, o serviço não foi executado e ele procurou a instituição. Ao fazer a pesquisa, a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa teria afirmado para ele que a retificação custaria mais R$ 170.

A Receita Federal esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), e que os alertas enviados não possuem link de acesso. Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção "Meu CPF", em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema

Acompanhe tudo sobre:crimes-digitaisReceita Federal

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas