Editora de Finanças
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 15h20.
A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, o lote residual da restituição do Imposto de Renda (IR) referente ao mês de fevereiro. O crédito bancário será realizado ao longo do dia para 105.919 contribuintes, totalizando R$ 314.379.905,82.
Do montante total, R$ 211.848.027,86 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, contemplando:
Além disso, 60.333 restituições foram destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX. Outros 18.047 contribuintes não prioritários também foram contemplados no lote.
Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e selecionar a opção "Consultar a Restituição". A página fornece orientações detalhadas, incluindo:
A Receita disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo a consulta da situação da restituição e do CPF diretamente no dispositivo móvel.
Para evitar problemas no pagamento, a Receita reforça que as restituições são realizadas apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários, o crédito pode ser reagendado por até um ano com o suporte do Banco do Brasil.
O contribuinte pode acessar o Portal BB ou entrar em contato pelos seguintes números:
Se o valor não for resgatado dentro do prazo, é necessário solicitar a restituição no portal e-CAC, acessando "Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração do IR, de forma direta ou via PIX. O valor é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, acrescido de 1% no mês do depósito.
Caso o contribuinte perceba erro nos dados bancários, é possível solicitar a correção do destino da restituição. Para isso, basta entrar em contato com o Banco do Brasil pelos telefones:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (outras localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o recebimento no Portal BB ou pelos telefones mencionados. Caso o valor não seja resgatado nesse período, a solicitação deverá ser feita pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
O contribuinte pode verificar possíveis pendências acessando o canal "Meu Imposto de Renda", disponível no Portal e-CAC ou nos aplicativos da Receita Federal.
O sistema permite consultar o extrato da declaração, entender sua situação e, se necessário, entregar uma declaração retificadora. Caso o resultado da retificação seja um valor de imposto a restituir, a devolução será feita na conta informada na própria declaração.