Invest

Tem dívidas? Mutirão dos bancos de negociação financeira termina amanhã; veja como participar

Os consumidores podem renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de março de 2025 às 12h34.

Quem tem dívidas e quer renegociar deve se apressar. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira termina amanhã, 31 de março, e oferece uma última chance para que consumidores renegociem suas dívidas bancárias em atraso. Esta iniciativa, realizada desde 2022 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons, visa aliviar o endividamento de milhões de brasileiros, oferecendo condições favoráveis para o pagamento de débitos.

O que pode ser renegociado?

Os consumidores podem renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito, desde que não envolvam bens dados em garantia ou estejam prescritas. As instituições financeiras participantes oferecem condições especiais, como parcelamento, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, facilitando o pagamento das dívidas.

Como participar?

Para participar do mutirão, os consumidores podem:

Acessar o Registrato do Banco Central para consultar suas dívidas.
Entrar em contato com o banco ou financeira credora por meio de seus canais oficiais.
Utilizar o portal Consumidor.gov.br, que exige uma conta Prata ou Ouro para realizar a negociação.
Buscar atendimento presencial em um Procon participante da ação.

Parceiros e Ações Adicionais

Além das negociações bancárias, a Serasa promove o Feirão Serasa Limpa Nome, oferecendo aos consumidores a oportunidade de quitar dívidas não bancárias com descontos especiais. As agências dos Correios também disponibilizam atendimento para facilitar a renegociação de dívidas.

Precauções para superendividados

Para aqueles que se encontram em situação de superendividamento, a recomendação é buscar orientação nos Procons locais antes de participar do mutirão, a fim de garantir que a renegociação seja feita de forma adequada e que o consumidor não se coloque em uma situação ainda mais difícil.

Informações adicionais

Para mais detalhes sobre o Mutirão de Negociação e dicas de finanças pessoais, visite a página Meu Bolso em Dia da Febraban, onde o consumidor pode encontrar orientações sobre como melhorar sua saúde financeira.

Acompanhe tudo sobre:DívidasDinheiroBancosFebraban

Mais de Invest

Site e aplicativo da Receita Federal tem instabilidade nesta terça-feira, 1

Nubank passa a oferecer crédito consignado privado

Bolsa brasileira tem o melhor trimestre em dólar desde 2023

Casas Bahia (BHIA3): Michael Klein faz proposta para voltar ao comando do conselho