Invest

Vivo na casa da minha sogra. O companheiro dela tem direito sobre o imóvel?

Especialista responde dúvida de leitor sobre imóveis. Envie você também suas perguntas

De quanto o brasileiro precisa para sustentar uma família de 4 pessoas. 
RomoloTavani/Getty Images (RomoloTavani/Getty Images)

De quanto o brasileiro precisa para sustentar uma família de 4 pessoas. RomoloTavani/Getty Images (RomoloTavani/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de março de 2023 às 08h07.

Pergunta do leitor: Vivo há 5 anos no regime de união estável na casa que minha sogra deixou como herança.  Porém essa casa será vendida. Com o dinheiro da venda minha esposa quer comprar uma nova casa para morarmos. O companheiro da minha sogra tem direito sobre essa casa?

*Marcelo Tapai, especialista em Direito Imobiliário

A união estável é reconhecida como entidade familiar, garantindo as partes os mesmos direitos e deveres previstos no casamento.

Assim, caso os conviventes não tenham optado por um regime de bens, via de regra, será aplicado às uniões estáveis o regime da comunhão parcial de bens, o que implica compartilhamento de todo o patrimônio adquirido onerosamente durante a convivência familiar em igual proporção, sendo presumido o esforço comum dos companheiros na aquisição dos bens, salvo se estipulado em contrário em contratos ou escrituras.

Por sua vez, caso o bem tenha sido adquirido antes da união estável ou recebido por doação ou herança durante o matrimônio, este será considerado um bem particular, e na ausência de testamento com relação a destinação do bem, o companheiro sobrevivente terá direito à herança em concorrência com eventuais herdeiros legítimos.

*Marcelo Tapai é advogado especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Tapai Advogados. É presidente do Comitê de Habitação da OAB/SP e diretor do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor)

Acompanhe tudo sobre:HerançaFamíliaDireitoDireito familiar

Mais de Invest

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento