Invest

QuintoAndar lança ferramenta que calcula retorno de imóvel para investidor

Propriedades disponíveis para venda na plataforma terão uma calculadora de rentabilidade, que mostrará ao investidor o retorno potencial com o aluguel daquele imóvel

QuintoAndar lança ferramenta que calcula rentabilidade com aluguel de imóveis à venda (Krisanapong detraphiphat/Getty Images)

QuintoAndar lança ferramenta que calcula rentabilidade com aluguel de imóveis à venda (Krisanapong detraphiphat/Getty Images)

BA

Bianca Alvarenga

Publicado em 28 de abril de 2021 às 15h48.

Última atualização em 28 de abril de 2021 às 15h58.

A queda na taxa básica de juro moveu duas peças importantes no mercado imobiliário. Ao mesmo tempo que diminuiu o custo do financiamento de imóveis, a Selic menor também reduziu o retorno de aplicações conservadoras, o que levou muitos investidores a pensar em alternativas.

Embora a Selic esteja em trajetória de alta, o cenário ainda não mudou tanto. Mesmo que a taxa básica alcance a casa dos 5% até o final do ano, como prevêem os economistas, a atratividade da renda fixa continuará baixa.

Aprenda a buscar renda extra com imóveis com a EXAME Academy

De olho no potencial número de novos investidores, o QuintoAndar lançou uma nova solução para quem compra imóveis em busca de retorno com aluguéis. A partir desta semana, a plataforma mostrará um cálculo de retorno mensal (em percentual) dos imóveis anunciados para venda. Será possível saber, também, se aquele imóvel já está ocupado por um inquilino.

"Por sermos a maior plataforma de locação do mercado, possuímos dados de muita qualidade sobre o preço dos aluguéis. O mercado tradicional ainda é muito fragmentado, então esse tipo de informação fica disperso", disse Arthur Malcon, head de compra e venda do QuintoAndar, em entrevista à EXAME Invest.

Anúncios de imóveis no QuintoAndar mostram, agora, a rentabilidade potencial com aluguel (Reprodução/Reprodução)

O cálculo da rentabilidade mensal ajudará o investidor a comparar diferentes imóveis e até diferentes aplicações financeiras. Na equação são considerados diversos fatores, como o histórico de ocupação do imóvel, o número de dormitórios e de vagas de garagem, a localização e as condições de conservação do ambiente.

Além disso, é possível, por exemplo, aplicar um filtro para encontrar somente imóveis que já têm um inquilino — ou seja, cuja geração de receita e retorno com aluguel já é real.

Como o cálculo é feito?

Para chegar a um valor de aluguel, a plataforma considera diferentes métricas. São dezenas de dados, segundo o QuintoAndar, que levam em conta, por exemplo, a atratividade do imóvel frente a outros similares naquela região.

"Existem cidades brasileiras que não têm bons estoques de imóveis para locação. Mesmo em São Paulo, onde a oferta é maior, quando um bom imóvel chega à plataforma ele é alugado muito rapidamente", explica Malcon, do QuintoAndar.

Ele diz que o incentivo da venda para investidores pode melhorar a qualidade do estoque dos imóveis, à medida que o dinheiro empregado pode ser usado para fazer melhorias nos ambientes antes da locação.

"No fim, o investidor pode reformar o imóvel e colocar para alugar na plataforma por um preço superior", explica o head da empresa.

Ao cumprir a transição entre venda e locação, seus dois braços fortes de negócio, o QuintoAndar amplia a cartela de clientes e de ativos disponíveis na plataforma.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisInvestidoresInvestimentos-pessoaisQuintoAndar

Mais de Invest

Prio (PRIO3) registra produção diária de 100,1 mil barris no segundo trimestre

Como essa empresa de inteligência artificial se tornou uma das maiores 'queridinhas' de Wall Street

Feriado nos EUA, balança comercial e Cúpula dos Brics: o que move os mercados

Hong Kong deve desbancar Nova York e Nasdaq como maior destino de IPOs em 2025