Redatora
Publicado em 15 de maio de 2025 às 16h05.
No universo competitivo do marketing digital, dominar ferramentas técnicas não é mais suficiente.
O verdadeiro diferencial está em entender como sua marca é percebida. O posicionamento de marca não é o mesmo que identidade visual ou branding.
Ele é, na prática, a percepção que o público tem da empresa. É o que determina se o consumidor vai lembrar da sua marca com confiança ou confundi-la com qualquer outra.
Essa definição é crucial para profissionais de marketing, branding e performance.
Um dos primeiros passos é criar uma Proposta Única de Valor (PUV) clara e objetiva.
Ela deve responder: “Por que o consumidor deve escolher a sua marca e não a concorrência?”. Essa resposta exige sensibilidade e inteligência analítica, com base nas reais necessidades do público-alvo.
A combinação entre Brand Persona e Buyer Persona é outra camada estratégica.
A primeira molda como a marca se expressa; a segunda revela quem está do outro lado da comunicação. A união entre as duas proporciona campanhas com linguagem mais precisa e alinhada à realidade do consumidor.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.