Marketing

Jovens brasileiros gastaram cerca de R$ 75 bilhões em 2010

Roupas e acessórios demandaram o maior gasto para 37% dos consumidores entre 12 e 19 anos

Maior parcela de gastos entre os jovens é com roupas e acessórios (Getty Images)

Maior parcela de gastos entre os jovens é com roupas e acessórios (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 06h12.

São Paulo - Os jovens brasileiros gastaram cerca de R$ 75 bilhões em 2010. Os dados são do Tru Study 2011, um levantamento anual realizado pela TNS em 38 países. A maior parte dos entrevistados tem como principal fonte de renda a família, somando 74%, enquanto 27% afirmaram que ela é proveniente do próprio trabalho.

A preocupação com a aparência é o item que consome a maior parte da mesada, sendo roupas e acessórios o que demanda maior gasto entre 37% dos jovens. Os lanches e refrigerantes vêm em seguida, com 10%, na frente dos aparelhos eletrônicos e produtos tecnológicos, com 8%.

Para realizar a compra, os aspectos que este segmento mais valoriza nas marcas são o estilo e a inovação. Nike e Adidas estão no topo do ranking, seguidas por Coca-Cola, Oakley Nestlé, All Star, Natura e Avon.

Entre os itens não consumidos pelos jovens estão concertos, com 83%, teatro, ópera, ballet e eventos culturais ou políticos, com 80%. Já em relação à leitura, 75% deles não leram nenhum livro no último ano por iniciativa própria e nunca visitaram um museu em sua cidade, 76%.

A faixa etária analisada compreende adolescentes dos 12 aos 19 anos, entre as classes A e D. O público é morador das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste e representa 60% do IPC (Índice de Potencial de Consumo) do país.

Acompanhe tudo sobre:Consumidoresestrategias-de-marketing

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar