Marketing

Coca-Cola apoia Carnaval gay com outdoor gigante

Marca recentemente sofreu com a ira do público ao proibir a palavra “gay” para personalizar versão digital de suas latinhas através de um site na África do Sul

Outdoor da Coca-Cola apoiando carnaval gay: o Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras é um evento muito tradicional em Sidney e que já está em sua 36ª edição (Reprodução/Coca-Cola)

Outdoor da Coca-Cola apoiando carnaval gay: o Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras é um evento muito tradicional em Sidney e que já está em sua 36ª edição (Reprodução/Coca-Cola)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 10h58.

São Paulo - Lidar com camadas de público que são obstinados na luta por seus direitos é sempre muito delicado. Poucas marcas, por exemplo, se arriscam a manter algum tipo de comunicação com a comunidade GLBT.

A Coca-Cola que o diga, pois recentemente sofreu com a ira do público ao proibir a palavra “gay” para personalizar uma versão digital de suas latinhas através de um site na África do Sul. Em protesto, internautas de todo o mundo divulgaram as mesmas latinhas com termos contra a Coca-Cola. "Vergonha olímpica" mostrava uma das criações, já que a marca foi a patrocinadora oficial dos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia.

Entretanto, na Austrália, a Coca-Cola resolveu ativar a marca durante o Carnaval Gay de Sydney, que acontece entre fevereiro e março. Um gigante outdoor, que já propriedade da Coca-Cola há bastante tempo, e um dos símbolos da cidade, ganhou as cores do arco-íris. No perfil oficial da marca no Facebook, além da imagem, um post trazia a seguinte mensagem: “vamos pintar a cidade de vermelho... E laranja e amarelo e verde”... # openhappiness. Cabe lembrar que a agência da Coca-Cola na Austrália é a Ogilvy & Mather Sydney.

O Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras é um evento muito tradicional em Sidney e que já está em sua 36ª edição. A festa da comunidade gay atrai grandes marcas como Durex, Oral-B, Google, Atlantis, entre outras, todas patrocinadoras oficiais. A julgar por seu posicionamento de marca, que procura sempre exaltar o conceito “felicidade”, a Coca-Cola acertou em cheio na ação com a mensagem que fica no ar: “seja feliz, seja você mesmo”. Quer algo mais feliz, festivo e alegre que os eventos relacionados à causa gay?

 

Acompanhe tudo sobre:AdnewsAustráliaBebidasCoca-ColaEmpresasEmpresas americanasGaysLGBTPaíses ricosPreconceitosRefrigerantes

Mais de Marketing

Honda compra direito da música "Respect", com Aretha Franklin, para nova campanha

Por que fazer marketing no Brasil nunca foi tão difícil (e tão técnico)

O fim da comunicação neutra

8 insights que mostram por que a economia prateada vai transformar o Brasil (e as marcas)