Marketing

Com impulso do BBB 25, Mercado Livre tem crescimento de 77% nas vendas de mercados

Produtos mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado e usuários impactados pelo reality show apresentaram um ticket médio 14% maior

Participação no Big Brother Brasil 25 tem sido uma alavanca estratégica para a empresa (Leandro Fonseca/Exame)

Participação no Big Brother Brasil 25 tem sido uma alavanca estratégica para a empresa (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 14h59.

O Mercado Livre consolidou sua presença no setor de supermercados ao registrar um crescimento de 77% nas vendas da categoria em 2024. O aumento, segundo a empresa, reflete a digitalização do consumo e o fortalecimento da plataforma como um dos principais destinos para compras do dia a dia.

Além da ampliação do setor – que cresceu 74% no segundo semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior – a empresa aposta em logística eficiente para garantir entregas em até 48 horas em 95% do território nacional.

A participação no Big Brother Brasil 25 tem sido uma alavanca estratégica para a empresa e ampliou o reconhecimento da categoria de supermercados. No dia 17 de janeiro de 2025, data da estreia da vertical no programa, o Mercado Livre registrou um aumento de 82% no volume de vendas (GMV) em comparação com o mesmo dia do ano anterior.

Os produtos mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado. Os usuários impactados pelo reality show apresentaram um ticket médio 14% maior e um crescimento de 30% no número de itens no carrinho.

A estratégia também tem impulsionado a regionalização das vendas, com crescimento expressivo nas regiões Nordeste e Sul. Entre os estados que mais acessam a plataforma via BBB estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

"O comportamento de compra varia entre as regiões, e nossa estratégia de sortimento acompanha essas diferenças culturais. Enquanto o Sul tem maior demanda por azeites e produtos coloniais, o Nordeste tem consumo forte de farinha, tapioca e outros itens típicos da região. A participação no BBB 25 é estratégica para reforçar a mensagem de que o cliente pode fazer supermercado onde já compra de tudo", afirma Anna Araripe, diretora de marketplace do Mercado Livre.

O Mercado Livre introduziu, recentemente, ferramentas como o botão de recompra, que facilita a aquisição recorrente de produtos essenciais. A funcionalidade reforça o objetivo da empresa de aumentar a frequência de compras na plataforma e tornar o processo mais intuitivo.

Outro ponto de destaque é a recorrência de compras. Consumidores que adquirem produtos de supermercado frequentemente expandem suas compras para outras categorias, como suplementos, eletrodomésticos e itens para casa e decoração, fortalecendo o ecossistema da plataforma.

Com 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado, o Mercado Livre se tornou um dos principais canais de vendas para marcas do segmento. Um em cada quatro compradores da categoria é novo na plataforma, o que reforça o potencial de expansão da vertical.

Pão de Açúcar, Carrefour, Omo, Bauducco, Ypê, Concha Y Toro e Lindt já fazem parte desse ecossistema, aproveitando o alto engajamento do público. 94% dos consumidores são impactados por anúncios online antes da compra.

Acompanhe tudo sobre:bbb 25Mercado LivreBig Brother BrasilBBBSupermercados

Mais de Marketing

Seu chocolate sumiu? Hershey’s lança barra com alarme antifurto

Com premiação recorde, 'novo' Mundial de Clubes da Fifa acelera negócios nos EUA

Com balsa no Rio Pinheiros e shows, Amstel promove ‘carnaval holandês' em SP (de graça)

Budweiser leva torcedores brasileiros à final do Mundial de Clubes de 2025, nos EUA