Marketing

Conar divulga carta lamentando postura de Hyundai e Z+

Em comunicado, entidade cita as repetidas infrações que anunciante vem cometendo em campanhas publicitárias, criadas pela agência

Hyundai já foi denunciada em 11 processos por propaganda comparativa desde o ano passado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Hyundai já foi denunciada em 11 processos por propaganda comparativa desde o ano passado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 17h10.

São Paulo - O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) divulgou nesta sexta-feira (29) a carta pública em que cita as repetidas infrações que a Hyundai vem cometendo em suas campanhas publicitárias, criadas pela Z+.

No documento, a entidade lamenta a postura do anunciante e da agência, citando, como alguns dos problemas, peças que trazem “alegações de superioridade não comprovadas e apresentação segmentada de dados que não refletiam as efetivas conclusões de pesquisas e fontes utilizadas”

Leia abaixo, na íntegra, o documento assinado pelo Conar:

“O CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, instituição de direito privado cujos objetivos primordiais são o de zelar pela integridade ética da propaganda comercial veiculada no país e o de consolidar os princípios da autorregulamentação publicitária no mercado brasileiro, torna público que:

1 – Através da representação n° 227/09 foram examinados anúncios veiculados sob a responsabilidade do Anunciante Hyundai Caoa do Brasil Ltda. e de sua Agência Z+ Comunicação Ltda., em razão de queixa formulada por Brazil Trading Ltda. (Kia Motors do Brasil S/A), pela utilização das expressões “Hyundai. Já é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo – U.S.News Ranking & Reviews – 19/08/2009”, “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”, “Ranking da produção Mundial – 1º Semestre/2009. 4º lugar: Hyundai – Fonte: Carro On Line – 11/08/2009”, “Hyundai - Eleita Melhor do Mundo – 2009 – Highest Initial Quality – J.D.Power and Associates. Hyundai – Melhor do Mundo” e “Ranking de Qualidade J.D.Power - 4º lugar: Hyundai (Primeiro lugar entre as marcas de grande volume de vendas)".

2 - Assegurado, e exercido, amplo direito de defesa aos responsáveis pelos anúncios, (ambos associados ao CONAR, portanto pactuantes das normas de autorregulamentação publicitária), todas essas expressões foram julgadas irregulares, e sustadas liminarmente em 04/09/2009, medida tornada definitiva em 1ª Instância (em 05/11/2009) e mantida em 2ª Instância (em 11/03/2010); mesmo assim, a frase reprovada “Melhor do Mundo” continuou a ser utilizada em outros anúncios de responsabilidade de Hyundai e Z+Comunicação.

3 - Por isto, e considerando como agravante os casos precedentes de reprovação de anúncios das referidas empresas, pelos mesmos motivos (alegações de superioridade não comprovadas e apresentação segmentada de dados que não refletiam as efetivas conclusões de pesquisas e fontes utilizadas, algumas delas, inclusive, contraditadas por levantamentos posteriores e já conhecidos à época da veiculação dos anúncios - representações n° 289/04, 073/08, 116/08, 283/08, 318/08, 069/09, 089/09, 169/09 e 012/10), a Primeira Câmara e a Câmara Especial de Recursos do Conselho de Ética do CONAR propuseram a adoção de Divulgação Pública face ao desacatamento das medidas preconizadas. Submetida esta ao Plenário do Conselho de Ética, restou aprovada a aplicação da sanção proposta, o que ora se faz.

4 - O CONAR, portanto, informa publicamente sobre as infrações cometidas por meio de anúncios com expressões reprovadas que continuaram a ser veiculados, e o faz no estrito cumprimento das normas regentes de sua atividade, lastimando que o fato envolva duas empresas associadas à instituição.

São Paulo, 29 de outubro 2010.

GERALDO ALONSO FILHO
1° Vice-Presidente do CONAR , no exercício da Presidência.”

Acompanhe tudo sobre:ConarEmpresasEmpresas coreanasestrategias-de-marketingHyundaiMontadorasPublicidade

Mais de Marketing

Depois de Marisa Maiô, conheça IAra — a aposentada que 'apaga fogo' no Burger King

O poder de não saber: quando a pergunta certa vale mais do que mil certezas

Ayrton Senna ganha boneco Funko exclusivo que celebra sua fase na McLaren

Conar manda tirar do ar campanha da NotCo com 'mamíferos' após repesentação da Parmalat