Marketing

Facebook lança calendário inclusivo após ver mais eficiência nos anúncios

Depois de estudos que comprovam melhores resultados, como na campanha de Jeep Renegade, o Facebook lança calendário para incentivar diversidade

 (monkeybusinessimages/Getty Images)

(monkeybusinessimages/Getty Images)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 13h21.

A empresa de tecnologia Facebook acaba de lançar um calendário que, a cada início de trimestre, trará as datas, comerciais e não comerciais, com insights para que as empresas e marcas mantenham uma comunicação mais diversa e inclusiva com o objetivo de gerar mais representatividade e empatia com seus clientes e novas oportunidades de negócio.

A iniciativa faz parte do Ads for Equality. Com pouco mais de dois anos desde sua criação, o programa já produziu 18 cases junto a empresas, principalmente com marcas do segmento de bens de consumo, onde os estudos e testes comprovaram que propagandas mais diversas feitas nos aplicativos do Facebook geraram um incremento nos resultados de brand awareness e intenção de compra.

Ou seja, na prática demonstraram a causalidade entre o aumento da representatividade em campanhas e potencial geração de novos negócios para as empresas. Um exemplo é o case da Jeep, que preparou uma campanha para apresentar seu carro, o Renegade 2019, combinando o protagonismo feminino e masculino. Entre os resultados estavam 28 pontos de aumento em lembrança de marca, 7,5 pontos de aumento em reconhecimento do produto.

Segundo o Facebook, a representação simbólica é uma questão central nessa atuação, pois é a forma como grupos de pessoas são representados na publicidade. Essa representação impacta na percepção da sociedade em relação a esse grupo, e constrói a narrativa de quem são eles na cultura.

Acompanhe tudo sobre:FacebookMarcasAnúncios publicitáriosDiversidade

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar