Marketing

Felipe Neto presidente? A estratégia do youtuber para vender um audiobook

Influenciador usou referência ao livro 1984 para divulgar parceria com a Audible; ação gerou grande repercussão nas redes sociais

 (Redes Sociais/Reprodução)

(Redes Sociais/Reprodução)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 4 de abril de 2025 às 13h27.

Última atualização em 4 de abril de 2025 às 15h07.

Tudo sobreestrategias-de-marketing
Saiba mais

Felipe Neto se tornou um dos assuntos mais buscados no Google Trends e nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 3, após anunciar uma suposta pré-candidatura à Presidência da República em 2026. A declaração, no entanto, fazia parte de uma estratégia de marketing para a Audible.

No vídeo, com mais de 8 milhões de visualizações só no Instagram, o empresário e influenciador, que tem 47,2 milhões de inscritos no YouTube, afirmou que queria ser presidente mesmo sem experiência política, destacando o poder das redes sociais.

“Eu anuncio minha pré-candidatura à Presidência da República. E este não é um gesto de vaidade, porque eu construí um legado financeiro e na comunicação que já me alimenta o estômago e o ego para o resto da vida”, disse.

Ele também mencionou a criação de uma nova rede social, chamada "Nova Fala", que permitiria um “governo neutro, sem qualquer ideologia” — uma clara referência ao livro '1984', de George Orwell.

O termo remete à 'novolíngua' – ou 'novafala', em algumas traduções –, idioma fictício criado pelo regime autoritário retratado no livro. O influenciador também mencionou que a plataforma funcionaria como um ministério, “talvez o da Verdade”. Em '1984', o Ministério da Verdade é responsável por manipular informações e definir a versão oficial dos fatos conforme os interesses do governo.

A citação de Neto indicava que o anúncio fazia parte de uma ação de marketing, o que ele confirmou nesta sexta-feira, 4. A suposta candidatura, na verdade, se tratava de uma estratégia para divulgar uma parceria com a Audible.

O serviço da Amazon anunciou hoje o lançamento do audiolivro de '1984', narrado por Lázaro Ramos. “O que eu queria, na verdade, era sua atenção”, afirmou o influenciador.

Em nota, a Audible destacou que a participação de Felipe Neto na campanha se deve à sua "habilidade de criar um diálogo cultural importante e encorajar o debate sobre os temas ao redor de '1984'."

O objetivo, segundo a empresa, é "inspirar os ouvintes a experimentarem esse clássico da literatura de uma nova forma, mais imersiva, que o formato do áudio oferece, nas vozes de um grande elenco brasileiro."

'1984' e as referências de Felipe Neto ao clássico de George Orwell

Publicado em 1949, o romance distópico '1984', de George Orwell, tornou-se um clássico da ficção científica política e influenciou diversas manifestações culturais no Ocidente. A obra inspirou, por exemplo, o nome do reality show Big Brother, referência ao ditador fictício do universo “orwelliano”, o Grande Irmão.

O livro também aparece em menções feitas por Felipe Neto. No vídeo, é possível ver, na estante ao fundo, uma edição de luxo de 1984, lançada em 2021 pela editora Excelsior. Acima do livro, há um quadro com um olho, imagem semelhante à que ilustra a capa dessa edição.

Outra referência ocorreu quando Neto afirmou que, como presidente da rede social, seria um “irmão mais velho” para os brasileiros, expressão que remete ao Grande Irmão, líder totalitário da narrativa de Orwell.

Vale destacar que o influenciador mantém o Clube do Livro FN, plataforma de debates literários. Atualmente, o grupo lê Puro (2023), de Nara Vidal, romance ambientado nos anos 1930, em Minas Gerais, que trata de autoritarismo, racismo e eugenia.

Campanha vai além das redes sociais

Além da ação com Felipe Neto, a Audible investe em uma campanha promocional criada pela Live The Agency, responsável também pelo trailer oficial da obra em português. Durante abril, a empresa levará projeções urbanas para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, com frases icônicas de 1984.

As intervenções exibem trechos como “O Big Brother está de olho em você”, “Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força” e “Quem controla o passado, controla o futuro.”

Obra de George Orwell ganha versão dramatizada em áudio

Disponível para assinantes a partir desta sexta-feira, 4, o clássico da literatura de ficção científica é recontado em experiência sonora e imersiva em Dolby Atmos. A produção tem seis episódios e um elenco brasileiro que inclui Lázaro Ramos como Winston, Alice Carvalho como Julia, Mateus Solano como O’Brien e Milhem Cortaz como o Grande Irmão.

O roteiro, assinado pelo britânico Joe White, segue fiel ao texto original, destacando o horror da distopia e a relação proibida entre Winston e Julia. A direção é de Lena Horn e Roberto Bürgel, com produção da Alma Sintética Companhia de Arte. A trilha sonora é assinada por Matthew Bellamy (Muse) e Ilan Eshkeri, com execução da Orquestra Metropolitana de Londres, gravada nos estúdios Abbey Road.

Lançado em 1949, no pós-Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria, 1984 aborda o controle estatal e os regimes totalitários. A versão em áudio busca recriar a atmosfera da obra, ambientada em Oceania, um Estado totalitário governado pelo "Grande Irmão", onde a liberdade individual é suprimida e a história é reescrita para servir ao Partido. O enredo mantém paralelos com a atualidade, abordando temas como polarização política, ascensão de populismos e vigilância digital.

A Audible opera por assinatura, com acesso a um catálogo de mais de 150 mil títulos por R$ 19,90 ao mês. Novos usuários têm 30 dias de teste grátis, ou três meses para membros Amazon Prime. Quem comprar dispositivos da Amazon até janeiro de 2026 também recebe três meses de acesso gratuito ao serviço.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingAmazonRedes sociais

Mais de Marketing

30e anuncia Carol Pascoal como CMO e integra equipe da Trovoa Comunicação

Heineken lança app que incentiva 'match' entre os consumidores e bares de São Paulo

Ana Paula Arósio retorna à publicidade em nova campanha da bwell; veja vídeo

Sadia estreia no mundo dos games e patrocina campeonato de League of Legends