Marketing

O cenário crítico das empresas de marketing para eventos

Pesquisa da Ampro mostra quantas empresas foram pagas ou deixaram de receber por eventos adiados e cancelados

Lollapalooza Brasil foi um dos eventos adiados durante a  pandemia da covid-19 (Lollapalooza 2018/Divulgação)

Lollapalooza Brasil foi um dos eventos adiados durante a pandemia da covid-19 (Lollapalooza 2018/Divulgação)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 20 de abril de 2020 às 12h48.

Com a pandemia da covid-19, empresas e pessoas físicas deixaram de realizar eventos. Neste cenário, as empresas que organizam promoções, campanhas e lançamentos em eventos sofrem com perdas parciais e totais de contratos.

Segundo uma pesquisa online da Associação de Marketing Promocional realizada entre 30 de março e 6 de abril com cerca de 40 agências do setor no país constatou que 90% delas sofre com cancelamento parcial ou total de atividades.

"Algumas conseguiram rever o formato dos eventos planejados para uma solução virtual", diz Alexis Pagliarini, presidente da AMPRO.

O maior problema é em relação ao adiamento ou cancelamento dos contratos, que deixou grande parte dos prestadores de serviço com a receita comprometida.

(Ampro/Divulgação)

 

A maior parte das empresas que cancelaram seus eventos pagaram parte das despesas e honorários.

(Ampro/Divulgação)

Segundo Pagliarini, o desafio neste momento é manter uma estrutura mínima nas agências para dar conta de retomada. "É preciso ter capital para superar o período, algumas agências conseguiram manter seus ativos ao migrar para outras frentes, com as de programas de incentivo e promoções de produtos", diz.

O setor que movimenta cerca de 44 bilhões de reais ao ano no Brasil já mostra os impactos da crise. Um exemplo é da startup Eventbrite, que fechou sua operação no Brasil e demitiu cerca de 40 pessoas em um plano global que contou com a demissão de mais de 400 funcionários.

Segundo a empresa a decisão fez parte também de um plano anual de corte de despesas em 100 milhões de dólares, que ajudará a resistir aos impactos da covid-19.

Ainda segundo a Ampro, o setor gera 25 milhões de empregos diretos e indiretos que foram drasticamente comprometidos na pandemia.

 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEventosCoronavírus

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar