Marketing

"Tchecas" do Brasil viram assunto de plágio

Agência recifense contesta autoria de campanha que enganou o Pânico na TV!

Proibida: autoria da campanha é contestada por publicitário (Divulgação)

Proibida: autoria da campanha é contestada por publicitário (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 11h24.

São Paulo - A campanha que colocou a cerveja Proibida na mídia gerou polêmica pra todos os lados. Não bastasse ter enganado o Pânico na TV!, sites e os bastidores publicitários, a discussão em torno da ação chegou até o ponto de saber quem, afinal, idealizou a estratégia. 

Assim que a verdade sobre a origem das "tchecas"  - que nem tchecas eram - veio à tona, Jader Rosseto foi apresentado como criador da ideia, e, inclusive, concedeu uma entrevista para falar sobre o assunto.

No entanto, o sócio e diretor de criação da recifense CASA Comunicação, Ricardo Rique, contestou o então profissional da We, dizendo ser sua a autoria.

Em anúncio publicado no JC, Rique afirmou que sua agência atendia a CBBP (Companhia Brasileira de Bebidas Premium) – fabricante da Proibida – entre 2008 e 2009, quando sugeriu uma campanha semelhante ao cliente.

"A campanha apresentada aos diretores da CBBP mostrava três beldades holandesas interessadas em conhecer o Brasil, as festas, as pessoas e as cervejas do nosso país." Na época, a cerveja ainda tinha o nome de "Asten", uma cidade da Holanda.

Mas Rosseto não gostou nem um pouco da iniciativa do colega. Protegido pelo cliente, criticou categoricamente Ricardo Rique e disse que a discussão já ganhou mais repercussão do que deveria.

"Acabou a conversa, não falo mais sobre o assunto. O mundo das ideias é feito por quem executa", dispara . Além disso, avisou que Rique terá de responder judicialmente sobre o assunto, já que a ficha técnica da campanha dá a ele, Jader, o devido crédito criativo.

Em conversa, o penambucano esclareceu que a "intenção não era levantar polêmica". "Nós resolvemos colocar no ar simplesmente os fatos que temos", garantiu o profissional. Ele diz não ter recebido nenhuma notificação e que não chegou a conversar com Rossetto sobre o caso.

Por meio de nota, a Companhia Brasileira de Bebidas Premium - CBBP confirmou a primeira versão da história. Diz que "os únicos e verdadeiros responsáveis pela criação da referida campanha são os profissionais que integram a presente ficha técnica:

Direção de criação: Jader Rossetto.
Planejamento e Criação: João Noronha, Lucas Afonso, Jader Rossetto, Mário Lins e Thiago Elias.
Planejamento: Lucas Afonso, Eris Oliveira, Thiago Elias e Mário Lins. 
Social Media: Paula Sampaio e Exclusiva BR. 
Aprovado por: João Noronha e Lucas Afonso. 
Produção Londres: Neath Films e MarluccoVisão. 
Produção Brasil: Duo2

A CBBP desautoriza quaisquer outros profissionais a reivindicar a autoria da referida ação."

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPublicidadebebidas-alcoolicasCervejasestrategias-de-marketingmarketing-viralCBBPCerveja Proibida

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar