Mercado Imobiliário

Patrocínio:

Design sem nome (3)

Aluguel no Rio de Janeiro sobe 8,4% em 2022. Veja bairros mais baratos para morar

Segundo o relatório divulgado em maio da Imovelweb, o preço médio do aluguel mensal fechou o mês de maio em 2.034 reais para os apartamentos de dois quartos

Aluguel Rio de Janeiro: Relatório registra alta de 8,4% em 2022 (Christian Adams/Getty Images)

Aluguel Rio de Janeiro: Relatório registra alta de 8,4% em 2022 (Christian Adams/Getty Images)

O valor do aluguel na cidade do Rio de Janeiro acumula alta de 8,4% em 2022. É o que aponta um levantamento realizado pelo portal Imovelweb. De acordo com os dados, o preço médio do aluguel mensal fechou o mês de maio em 2.034 reais para os apartamentos de dois quartos, um aumento de 2,0% no mês, a segunda maior alta desde o início da série.

Ao analisar o acumulado de 2022, o portal registrou que os preços vem acelerando na linha do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). No entanto, se comparamos com os últimos 12 meses, os valores subiram bem abaixo da inflação, o que em termos reais implica em uma queda do aluguem de 5,8 p.p.

Os dados mostrados no relatório mensal de preços da Imovelweb são gerados com base em 100% dos imóveis listados no portal, seja aluguel ou venda, mostrando o preço médio das propriedades.

Alugueis por região

Ao analisar os dados por região, a Zona Sul é a mais cara, com um preço mensal médio de 2.930 reais. Já a Zona Oeste fecha maio como a mais econômica, custando 1.045 reais por mês.

Made with Flourish

Por Bairro

Quando analisamos os bairros, Leblon e Ipanema são os mais caros para morar de aluguel, com um valor médio de 4.000 reais por mês. Veja tabelas abaixo:

Imóveis a venda no Rio de Janeiro

O preço médio para compra de imóveis na cidade subiu 0,1% no mês de maio, custando 8.852 reais por m². O valor demonstra o 10º mês consecutivo com aumento no valor. Em 2022 cresceu 1,0% abaixo da inflação (4,9%), gerando uma queda de 3,9 p.p. Já nos últimos 12 meses o valor subiu muito abaixo da inflação, 1,8% comparado com so 12% no mesmo período.

Leblon também se destaca como bairro mais caro, com um valor de 21.536 reais por m². Já Coelho Neto, na Zona Norte da cidade, tem o m² mais barato, com um preço médio de R$ 2.328.

Made with Flourish

Rentabilidade dos Imóveis no Rio de Janeiro

O índice de rendabilidade imobiliária relaciona o preço de venda e o valor de locação do imóvel para verificar o tempo necessário para recuperar o dinheiro utilizado na aquisição do imóvel. O relatório de maio apontou um índice de 4,33% bruto anual, o que significa que são necessários 23,1 anos de aluguel para reembolsar o investimento de compra, 4,1% a menos que um ano atrás.

Centro e Zona Norte são as regiões que oferecem maior retorno para os investidores. Vaz Lobo e Cordovil são os melhores bairros pra quem busca renda.

Made with Flourish
Veja mais:
Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisImóveisMercado imobiliáriomercado-imobiliarioPreços de imóveisRio de Janeiro

Mais de Mercado Imobiliário

América Latina tem os menores custos para construir. Mas as tarifas de Trump podem mudar isso

Vacância de escritórios no Centro de São Paulo sai de 23% a 3%. O motivo: o Passeio Paulista

O que acontece quando o império de um magnata desmorona? Ferraris e vinhos finos entram em jogo

Comprei um terreno em uma quadra. O dono faleceu, agora pago IPTU de toda a área. O que fazer?