Mundo

30% de imigrantes são crianças e mulheres, diz Unicef

Esses refugiados tentam atravessar a Macedônia em direção à Sérvia, que veem como a antessala para entrar na União Europeia


	Refugiada síria: segundo a Unicef, as crianças são vítimas de detenções e controles fronteiriços que põem suas vidas em perigo
 (Reuters)

Refugiada síria: segundo a Unicef, as crianças são vítimas de detenções e controles fronteiriços que põem suas vidas em perigo (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2015 às 11h48.

Genebra - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou nesta terça-feira que 30% das pessoas que chegaram à Europa pela Grécia são mulheres e crianças, e que muitas delas viajaram sozinhas, sem adultos ou família, para fugir dos conflitos armados na Síria, no Iraque e no Afeganistão.

Esses refugiados tentam atravessar a Macedônia em direção à Sérvia, que veem como a antessala para entrar na União Europeia (UE) pela Hungria.

Segundo um comunicado do Unicef, as crianças são vítimas de detenções e controles fronteiriços que põem suas vidas em perigo, e passam de uma autoridade a outra, com o risco de cair em lacunas legais e práticas inadequadas, seja nos países de passagem ou de destino.

A organização pediu às autoridades dos Estados envolvidos que reconheçam e tratem todos os menores imigrantes, sem se importar com seu status legal, religião ou afiliação, de acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

O Unicef estabeleceu um espaço para a infância nas proximidades de Gevgelija, na Macedônia, perto da fronteira com a Grécia, para facilitar a apoio a mulheres e crianças em suas viagens.

Este lugar tem capacidade para 50 menores e é um espaço seguro onde as crianças podem descansar, enquanto os pais realizam os trâmites para se registrarem como refugiados.

A ONG local LaStrada ajuda, além disso, a reunir as crianças com suas famílias e oferece atendimento psicológico e serviços de desenvolvimento na primeira infância.

Acompanhe tudo sobre:Direitos HumanosImigraçãoRefugiados

Mais de Mundo

Uruguai se despede de Mujica com cortejo e velório aberto ao público antes de cremação

Lula diz que irá ao enterro de Mujica no Uruguai após voltar da China

UE aprova novas sanções contra Rússia, incluindo mais navios de sua frota paralela

Rússia confirma que sua delegação viajará a Istambul para negociações com Kiev