Mundo

A conselho de médicos, premiê grego descarta ida à cúpula da UE

Quem também não poderá participar da cúpula é Vasilis Rapanos, o novo ministro das Finanças cujo estado de saúde despertou dúvidas de que possa assumir a pasta

Antonio Samaras: Samaras sofreu um deslocamento de retina na última sexta-feira e passou ontem pela cirurgia (Vladimir RysGetty Images)

Antonio Samaras: Samaras sofreu um deslocamento de retina na última sexta-feira e passou ontem pela cirurgia (Vladimir RysGetty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 09h38.

Atenas - O novo primeiro-ministro da Grécia, o conservador Antonis Samaras, de 61 anos, não poderá participar da cúpula da União Europeia (UE) convocada para as próximas quinta e sexta-feira, já que foi desaconselhado pelos médicos responsáveis que operaram sua retina.

Em comunicado divulgado hoje em Atenas, o porta-voz do governo grego, Simos Kedikoglu, anunciou que a delegação do país à cúpula será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Dimitris Avramopulos.

Samaras sofreu um deslocamento de retina na última sexta-feira e passou ontem pela cirurgia. Ele deve receber alta amanhã, mas o médico que o operou, P. Zeodosiadis, declarou à imprensa que viajar seria arriscado para a saúde de seu paciente.

'Ele não pode viajar de avião e nem de carro, deve ficar em casa', disse.

Quem também não poderá participar da cúpula é Vasilis Rapanos, escolhido para ser o novo ministro das Finanças, mas cujo estado de saúde despertou dúvidas de que possa assumir a pasta. Rapanos teve que ser internado também na sexta após sofrer um desmaio, e por isso não pôde jurar seu cargo, como estava previsto.

'O estado de saúde de Vasilis Rapanos melhorou, e ele pode inclusive sair do hospital no domingo', afirmaram seus médicos em comunicado divulgado ontem.

Mas a nota de hoje do governo, que anuncia que Samaras não participará da cúpula, deixa claro que Rapanos também não irá. Em seu lugar viajará o ministro das Finanças interino, Giorgos Zanias. 

Acompanhe tudo sobre:Antonis SamarasCrise gregaEuropaGréciaPiigsPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Xi Jinping conversa com Putin por telefone e diz que país vê 'esforços positivos' para fim da guerra

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população