Mundo

Abbas se diz disposto a conversar com Israel com ajuda de Trump

Afirmação foi feita dias após o presidente americano se oferecer como mediator para a retomada do diálogo

Abbas e Trump: o presidente americano visitará Israel e Palestina em sua primeira viagem como presidente pelo exterior (Carlos Barria/Reuters)

Abbas e Trump: o presidente americano visitará Israel e Palestina em sua primeira viagem como presidente pelo exterior (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de maio de 2017 às 10h48.

Ramala - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, declarou nesta terça-feira em uma coletiva de imprensa na cidade de Ramala estar disposto a retomar as conversas de paz com Israel com o auxílio do presidente americano, Donald Trump.

"Disse que estamos preparados para cooperar com ele (Trump) e nos reunirmos com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sob seu auspício", disse Abbas em uma coletiva ao lado do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, que está em visita oficial.

O governante manteve recentemente em Washington uma reunião com Trump, quando ele se ofereceu como mediador para retomar o diálogo entre palestinos e israelenses.

Abbas disse que "está querendo se reunir" com Trump, durante a próxima vista ele fará à região e na qual possivelmente os dois se encontrarão na cidade de Belém, no dia 23.

"Renovamos nosso compromisso com a paz baseada na Justiça e nas resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) para coexistir com Israel", disse na coletiva de imprensa.

Steinmeier, por sua vez, mostrou seu apoio ao Estado palestino e suas instituições, incluindo as forças de segurança, e defendeu melhorar a vida dos palestinos da Área C da Cisjordânia, sob controle administrativo e militar de Israel. O presidente defendeu os dois estados como "única solução" em negociações entre Israel e Palestina e destacou os contatos iniciais que Trump manteve com ambos os líderes.

Esta semana, Benjamin Netanyahu também mostrou seu "desejo" de reativar o processo durante a visita que fará ao presidente americano no final do mês.

Trump visitará Israel e Palestina, em sua primeira viagem como presidente pelo exterior, que inclui o Vaticano e a Arábia Saudita.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)IsraelPalestina

Mais de Mundo

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais